Escritores Preferidos #1: Nora Roberts

, em quinta-feira, 1 de setembro de 2011 ,
Eu não sei se vocês conhecem essa autora, mas vou falar um pouco dela.


Seu nome é Eleanor Marie Robertson, porém ela é conhecida como Nora Roberts, escritora norte-americana com mais de 200 romances lançados, tendo seus livros traduzidos em 25 idiomas e editados em todo o mundo.

A série mais conhecida dela acredito ser a Série Mortal (página da editora brasileira sobre a série: http://www.seriemortal.com.br/), que já tem mais de 30 volumes nos EUA e 16 no Brasil (o novo será lançado pela Bertrand Brasil na Bienal do Rio de Janeiro agora em setembro – foi o que eu soube) e é lançado sob o pseudônimo de J.D. Robb.
As editoras que atualmente lançam os livros da Nora Roberts aqui são a Harlequin Books (http://www.harlequinbooks.com.br/ na esquerda da página, no fim, tem uma lista de autoras em destaque e Nora Roberts é a primeira) e a Bertrand Brasil (http://www.editorarecord.com.br/autor_sobre.asp?id_autor=16), ambas fazem parte do Grupo Editorial Record.

A Bertrand já lançou as trilogias: do Sonho, do Coração, da Magia, da Gratidão (que ganhou um 4º volume depois do pedido de vários fãs), da Fraternidade e do Círculo. Dessas, as minhas favoritas são a da Gratidão e a da Magia. Além disso tem 14 outros livros da Nora, que são de histórias independentes, dentre os quais alguns dos que adoro são O Testamento, Pousada do Fim do Rio e Traições Legítimas.
A Harlequin lançou as quadrilogias: O Legado dos Donovan, Reino de Cordina, As Calhoun, a Série Noturna, Os Stanislaski, Os O’Hurley e Os MacKade. A saga da família MacGregor com onze livros. A trilogia Estrelas de Mithra e vários livros com 2 ou 3 histórias que não necessariamente se conectam. A maioria das edições da Harlequin é encontrada em formato de romances de banca, saindo pelas séries Rainhas do Romance e Primeiros Sucessos. Dessa editora, meus preferidos são a saga dos MacGregor e As Calhoum, além dos livros coletâneas Perigo e Volta ao Lar.

Confesso que tenho todos os livros citados acima. Todos mesmo. ^^ Posso dizer que a minha família é apaixonada pelos livros da Nora, pois eu, minha mãe, minhas duas tias e minha avó lemos. Eu, inclusive, já baixei livros da internet, imprimi e encadernei para ter alguns que não saíram aqui no Brasil e não sei se vão sair. =) Sem contar que eu tento viciar alguns amigos nela também, não é Aninha, Débora e Valdemir?

Nora Roberts escreve romances, romances policiais e thrillers. Alguns de seus livros são mais densos, outros bem leves. Uns são mais sexys e outros mais suaves, até inocentes. Há muita influência irlandesa em suas histórias, várias delas se passando na Irlanda ou com personagens irlandeses e descendentes, pois a autora tem raízes irlandesas.
Ela tem livros contemporâneos, uns poucos (acho que apenas dois) históricos, futuristas (a Série Mortal é o maior exemplo), com toques de magia e até com vampiros. Há aventuras, dramas, investigações, lutas e tudo enredado em muito romance.


Como se não bastassem todos os livros, 9 de suas histórias ganharam versões filmográficas produzidas pela Mandalay Television. Quatro delas eu tenho em DVD, as outras cinco assisti na TV paga e estou esperando o lançamento dos DVDs.
A maioria dos filmes é baseada em livros que ainda não saíram no Brasil (eu não li), mas os três que são baseados em livros que já li (O Testamento, Lua de Sangue e Santuário) têm uma boa adaptação. Não são perfeitas, mas são bastante próximas dos livros, o que me agradou.

Acho que deu para vocês perceberem como eu adoro essa autora, não é?

Nenhum comentário :

Postar um comentário