Estante de Séries - s01e04 - Glee

, em segunda-feira, 5 de dezembro de 2011 ,

Estante de Séries – s01e04 – Glee



Uma das séries mais comentadas dos últimos anos, Glee chegou propondo algo completamente tudo diferente do que já se tinha visto na TV e, para o bem ou para o mal, veio para ficar.


Sempre nas premiações de séries, como Globo de Ouro e o Emmy, está presente a categoria “Melhor Comédia ou Musical”. O fato é que, até a estreia de Glee em 2009/2010, nunca tínhamos visto uma série musical, o que foi um choque para todos no começo.

Se propondo a mostrar que os perdedores também têm vez, a série foca no dia-a-dia do Clube Glee do colégio William McKinley, definidos como o subsolo da pirâmide social da escola. Inicialmente formado por uma autoproclamada estrela nata, um cadeirante, um gay, uma gaga e uma gordinha, o clube era um total fracasso, mas a entrada de membros mais populares ajudou no aumento da qualidade do clube, mas não na popularidade dele.

Abordando temas recorrentes na vida do público adolescente como auto aceitação, sexualidade e popularidade, enquanto fazia piadas infames com seus personagens caricatos, Glee conquistou uma sólida base de fãs, apesar das críticas recebidas, principalmente no que diz respeito à qualidade do roteiro.

De fato, até os fãs mais xiitas da série concordam que o grande ponto fraco de Glee são as inconsistências na personalidade dos personagens e os furos no roteiro, problemas que, na atual terceira temporada parece estar se encaminhando para uma solução.

O ponto forte, além da já citada abordagem de temas de alto interesse social, está nos números musicais, que vão de clássicos da Broadway ao último sucesso das rádios. A diversidade é enorme e ajuda os fãs, principalmente os mais jovens, a conhecerem novos estilos e artistas que normalmente jamais ouviriam, como, por exemplo, o ótimo episódio ‘Rumours’ (2x19) só com músicas do Fleetwood Mac.

O certo é que com Glee, a Fox descobriu uma mina de ouro, pois além da boa audiência, rende alto faturamento com a venda de singles digitais e CDs, além das turnês realizadas pelo elenco que geraram até mesmo um filme.

Sempre haverá críticas, mas é indiscutível que Glee é uma das grandes novas séries de TV e que no futuro será referência (ou já é, com o lançamento de SMASH, série musical da NBC em fevereiro) para muitos outros shows.

P.S.: Para os leitores de plantão, foi lançado o livro inspirado na série. “Glee – O Início” mostra o que rolava no McKinley antes do que ocorreu na série. Uma leitura simples, mas indispensável para os fãs.

Nenhum comentário :

Postar um comentário