Resenha #26: Guardians - Luciane Rangel

, em quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 ,
Oi Coles!
Hoje o Colecionadores de Histórias completa 5 meses de vida e muitas resenhas! Então, a resenha hoje é tripla. Isso mesmo, os três volumes de Guardians resenhados juntos. Aproveitem!

E pra quem é do Rio de Janeiro tem evento com a autora Luciane Rangel:


Antes das resenhas, para que possam evitar os possíveis spoilers (que eu tentei ao máximo não soltar), alguns comentários.
A história é muito bem bolada e claramente inspirada nos mangás japoneses. As ilustrações da Ana Claúdia são uma graça e ajudam a ver os personagens como a Luciane gostaria que víssemos, sem contar que algumas retratam situações hilárias e são bastante engraçadas.
Me apaixonei por alguns personagens, como Mau, Shermmie e Sniper. Outros, como o Hayato e a Anne, não me agradaram tanto. Mas a vida é assim, gostamos mais de alguns do que de outros, então, vale a pena conferir e comparar com os amigos seus personagens preferidos, as situações que vocês mais gostaram e tal.
A cada vez que uma música citada era conhecida minha, eu me pegava cantarolando e percebendo como elas encaixavam nas situações.
Agora as resenhas:

Volume 1

Editora: Lexia
Páginas: 359
Ano: 2010

Sinopse (Skoob):
O mundo dos homens é protegido do mundo de malignas criaturas por uma barreira dimensional. Frágil e sob constante ameaça, ela é protegida por doze guerreiros sob os signos das estrelas: os Guardiões. A missão desses jovens, que contam com poderes sobre-humanos, é evitar que catástrofes tomem o mundo, fechando uma fenda na barreira e impedindo a passagem dos monstros. Porém, por mais que tenham incríveis poderes, as fraquezas inerentes aos humanos – o amor, o ódio, a vingança e a hesitação – continuam presentes, tornando a missão um pouco mais difícil do que parecia ser...

Em meio a uma festa, Anne é surpreendida por Shermmie e Maurício, que se dizem Guardiões e acreditam que ela seja uma deles. Mais especificamente a Guardiã de Câncer. Shermmie e Mau salvam Anne do ataque de um youkai, ser maligno habitante de outra dimensão, e a levam para o Japão em seguida. Lá vão encontrar os demais guardiões.
No Japão, Hikari teve mais uma de suas brigas com a mãe, Sofie, e foi para o apartamento de Toshihiko – o mais velho dos atuais guardiões – esfriar a cabeça. Ele é o guardião de Sagitário o meu signo e ela a de Áries. Kari tem Hayato como um irmão mais velho, apesar de ele ter um caso com sua mãe – a ex-guardiã de Áries e atual líder da nova geração.
Assim como Anne, Hikari enfrenta youkais, mas diferente da primeira, consegue se defender sozinha, pois cresceu sendo treinada por sua mãe. Na verdade, todos os 12 guardiões deveriam ser treinados desde pequenos por seus pais ou turores – Mau foi treinado pelo pai de Shermmie –, mas Anne não recebeu treinamento, ou melhor, nem sabia que fazia parte desse seleto grupo.
Além dos poderes que os Guardiões desenvolvem e do treinamento para lutas, alguns deles usam armas nos combates com os demônios youkais, a exemplo de Hikari e seu sabre francês.
O grupo se reuniu em uma casa aparentemente abandonada no centro de Tóquio, e é um grupo bem heterogêneo: Anne, Maurício e Shermmie são brasileiros, Toshihiko e Hikari são japoneses, Sniper é inglês, Qiang chinês, Mic é italiana, Maire é irlandesa, Ryan e Eric americanos, e Live é indiana.
Mas chega de falar do lado bom. Nenhuma história é completa sem os vilões: os youkais e seu líder. Eles vivem em uma dimensão paralela e há uma barreira que os impede de atravessar para o lado humano, ela foi erguida pelos antigos guardiões – a geração de Sofie –, mas está enfraquecida e eles começam a passar e alguns atacam humanos.

Personagens e fatos que se destacaram para mim: Mau é como um amoroso irmão mais velho; Ryan tem TOC por organização, mas é fofo; Sofie tem muitos segredos – preparem-se para o mistério.

“- E esse é o Oyabin.
Anne piscou, encarando o sapo de pelúcia. Sniper completou:
- E sua missão é apanhá-lo.
Pág. 261”


Volume 2

Editora: Lexia                                    
Páginas: 392
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
Pouco a pouco, as verdades escondidas pela antiga geração de Guardiões vão sendo reveladas. Mas, quando o grupo atual parecia estar se organizando para finalmente lacrar a barreira, mais uma das sórdidas armadilhas de Kuro consegue, afinal, desestabilizar o grupo, pondo tudo a perder. Agora, os Guardiões encontram-se separados, com quatro deles – incluindo a antiga Guardiã Sofie Gautier – presos no Mundo Youkai. Portanto, mais do que nunca, o grupo que permaneceu na dimensão humana precisa unir suas forças para resgatar seus companheiros e finalmente lacrar a barreira. Porém, além dos acontecimentos que incidem contra eles, o tempo é curto e, se não correrem, logo poderá ser tarde demais. Todos lutam por aqueles em quem acreditam. E você? Está lutando por quem? 

Muitas coisas aconteceram. Descobrimos alguns segredos. Mas a batalha está apenas começando e há ainda muito que aprender, mistérios a revelar e os Guardiões precisam se unir cada vez mais.
O volume 2 começa com a revelação de um segredo de Sofie que pode mudar os rumos da história. Além disso, o final do volume 1 revela a Anne coisas sobre o seu passado que também podem contribuir para uma mudança radical entre o que os Guardiões acreditam e a verdade.
A Guardiã de Câncer fora adotada quando criança, o que era estranha, pois havia uma espécie de regra implícita em que outro Guardião assumia a tutela de um filho de alguém do grupo que não pudesse cuidar mais da criança.
Em meio à confusão que se forma entre os guardiões com as recentes descobertas, a história vai seguindo. Live conhece um garotinho japonês que parece gostar muito dela; Mau está confuso com seus sentimentos; Hikari e Sofie enfrentam problemas relacionados aos segredos da mais velha; Qiang é atormentado por lembranças; Sniper recebe lições de como lidar com Shermmie; Ryan guarda sentimentos; etc. Melhor etc que spoilers.

“Mas, estranhamente, nenhuma delas havia lhe despertado tanto desejo quanto aquela que estava diante dele nesse momento. Era algo quase inexplicável...
Pág. 135”

Um tremor de terra sacode o Japão, pois a barreira está cada vez mais enfraquecida. Dois dos doze guardiões ainda não despertaram suas energias e o grupo precisa disso para lacrar a passagem da dimensão youkai. Então, Mushi – um youkai próximo ao líder – seqüestra Anne e deixa uma carta pedindo resgate.
O resgate é uma troca de Anne por Sofie e Hikari. No momento em que a troca está sendo feita, há uma explosão de energia e os guardiões são divididos e mandados a várias áreas diferentes. Sofie, Anne, Hikari e Hayato estão no mundo youkai e os demais separados pelo Japão.
É nesse momento que tomamos conhecimento de todas as intenções de Kuro, líder dos youkai, que quer Sofie e o mundo dos humanos para si.
Os personagens começam a fazer suas escolhas, escolhas essas que levarão ao desfecho da história de Guardians e ao destino reservado a cada um deles.

“- “Descolar” quer dizer”roubar”? – Para o espanto de todos, o assombrado diante da idéia era Eric Mckay. – Mas isso é errado!
Pág. 286”


Volume 3

Editora: Lexia
Páginas: 222
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
É chegado o momento de todos cumprirem a missão de suas vidas e ficarem frente a frente com Kuro. Porém, os youkais não estão dispostos a permitir que a barreira seja lacrada novamente e conseguem agravar a situação com a morte de um dos Guardiões. Revelações, decisões e reencontros emocionantes acontecem no último volume da envolvente história de Guardians. Todos lutam por aqueles em quem acreditam. E você? Está lutando por quem?

Os guardiões que ficaram no mundo humano conseguem se reunir na praia da barreira e enfrentam vários demônios de níveis mais altos de habilidade e poder.

“- Vocês viram? Vocês viram? Eu acertei o passarozão!
...
- Eu fui salva... Por... VOCÊ?
Não entendendo, e também não fazendo muita questão de entender o motivo do espanto, Eric abriu um sorriso ainda maior:
- Ah, não precisa agradecer!
Pág. 29”

Enquanto isso, Sofie está presa no castelo de Kuro, Hikari se associou a ele e Hayato e Anne estão tentando entrar na fortaleza para salvar as duas. Além deles, tem mais duas pessoas tentando ajudar mãe e filha, dois moradores do mundo youkai: uma meio humana com orelhas de raposa e um homem misterioso.
Num último ato, todos se reúnem na praia da barreira e há a batalha final contra Kuro.

“- Não é absurdo! – Sofie rebateu – Você é MINHA filha. Nasceu de mim. Eu te criei e te eduquei. Você é tão impulsiva quanto eu e tem o mesmo gênio que eu tinha na sua idade. E, mesmo a aparência física... Você tem traços parecidos com os meus. Uma pessoa mais atenta percebe isso.
Pág. 126”

Todos os segredos são revelados e as histórias pessoais de cada um dos personagens segue. Alguns ficam em Tóquio, outros voltam para seus países de origem, e dá saudade. ^^
E, para saciar a vontade dos leitores de saber como estão seus personagens preferidos, há um epílogo que eu particularmente adorei.

Nota: 5/5 para os 3 volumes!

Camila Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário