Resenha #23: Rostinho Bonito - Mary Hogan

, em quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 ,
Editora: Galera Record
Páginas: 238
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
A vida de Hayley tinha tudo para ser perfeita. Ela mora na Califórnia, a poucos metros da praia, o clima é sempre perfeito, as pessoas são legais e ela tem uma melhor amiga dos sonhos! Além de tudo, Hayley é engraçada, inteligente, amiga e tão bonita...de rosto. Tudo isso seria ótimo se não fosse por um pequeno detalhe: Hayley e a Califórnia não poderiam ser mais incompatíveis. Ela não tem nada de magrela e, sem o corpinho sarado (ainda que artificialmente) típico da região, nem pensa em chegar perto da praia. Suas qualidades, ao invés de ajudar na sedução do lindo Drew Wyler, só atrapalham. Antes que Hayley surte com a pressão de ter uma mãe irritantemente obcecada por perder peso, um amor que nunca vai passar de uma amizade - e que, além de tudo, está a fim de sua melhor amiga - e sua dificuldade em se encaixar no padrão californiano, seus pais resolvem ter a melhor ideia do mundo: mandá-la para a Itália para passar o verão! Hayley não poderia imaginar que seria lá, em um lugar onde ela precisa andar quilômetros no sol (e em 
ladeira!) para ter acesso a tecnologia, longe de sua melhor amiga e tudo que lhe é familiar e tendo que conviver com dois irmãos pequenos em sua nova casa, que sua vida mudaria para sempre. Aprendendo a ter uma visão completamente diferente de si mesma e do mundo, Hayley pode finalmente ser Hayley, . Lá ela não é gorda, tem curvas. A comida (quem diria!) não é sua arquiinimiga. Ter um rostinho bonito é finalmente um elogio. Mas, principalmente, lá ela não precisa ser mais uma menina de revista para achar o seu verdadeiro Drew Wyler. 


Hayley odeia morar na Califórnia. Hayley se odeia. E a mãe dela não ajuda em nada para que ele deixe esse sentimento de lado.
Como moradora da Califórnia, área de praia, Hayley deveria ser magra e bronzeada. Mas ela não é nada disso. A jovem passa longe de qualquer praia ou piscina, pois é acima do peso.
Ela é engraçada, inteligente, amiga e bonita, ou melhor, tem um rosto bonito. Hayley tem raiva dessas expressões, pois são tudo que é usado para descrevê-la e, mesmo assim, ela não consegue um namorado – o cara de que gosta está interessado em sua melhor amiga – e não satisfaz sua mãe.
Com as férias de verão se aproximando, a mãe a pressiona cada vez mais para que ela emagreça e Hayley está começando a pirar. Então seu pai, depois de conversar com a mãe da garota, propõe mandá-la para a Itália passar o verão com a melhor amiga da mãe.
Então Hayley viaja para Assis, Itália e se hospeda na casa de Patrice. A amiga de sua mãe mora eu uma fazendinha com o marido e dois filhos e – para surpresa da garota – não é magra.
Lá, Hayley fica em uma torre. Sim. Uma torre, como qualquer princesa de contos de fadas. Segundo Patrice, ela tem dezesseis anos e precisa de privacidade. Durante suas férias na Itália, poucas são as regras que Hayley precisa seguir e se restringem apenas ao horário das refeições na casa da família De Luca.
É em Assis que Hayley se descobre e resolve ser feliz do jeito que é. Lá, ela toma a decisão de sentir, o que quer que aconteça com ela, Hayley resolve sentir tudo: tristeza, felicidade... Ao invés de se entregar à comida, ela vai passar por todas as sensações que a vida lhe trouxer.
Em meio a subidas de ladeira – para conhecer a cidade e usar a tecnologia do local na pequena lan-house – e comidas maravilhosas, que ela desguta sem se recriminar ou ser impedida de aproveitar, é que Hayley se descobre uma adolescente feliz e se torna uma mulher feliz.

O livro Rostinho Bonito é fofo! Ensina que você deve ver a vida de acordo com seus sentimentos e aceitar o que ela te traz.
Toda garota entre 13 e 16 anos deveria ler esse livro, ou melhor, qualquer mulher – de todas as idades – pode aproveitar sua leitura, pois Mary Hogan fala para as meninas, garotas e mulheres.
Li por indicação de uma prima de 14 anos e adorei. Leiam também.

Nota: 4/5.

Camila Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário