Cole Entrevista #3: G. Brasman e G. Norris

, em sábado, 24 de março de 2012 ,
Vocês já pensaram em como seria entrevistar seus autores preferidos? E conhecer os autores brasileiros?

Hoje, vocês poderão conhecer um pouco melhor G. Brasman e G.Norris.

G.Brasman (Gustavo Girardi) nasceu em Curitiba em 1976, é casado e pai de duas lindas filhas. Filho de uma professora e de um garçom, costumava comprar gibis usados para poder ler nas férias. Aos 12 anos surgia sua primeira história de ficção. Inspira-se em séries, filmes e literatura fantástica (Tolkien, Isaac Asimov, Irmãos Grimm, etc). Já foi vendedor, analista, consultor, tenente do exército, empresário, colaborador de jornal, palestrante, gerente de uma corporação internacional, escritor e roteirista. Brasman usa toda sua experiência e criatividade como base para suas criações, o que faz de suas histórias uma experiência repleta de reviravoltas e aventuras fora do comum.

G.Norris (Gustavo Tezelli) é casado e mora em Curitiba. Teve seu primeiro conto publicado em 2005. Costuma citar como referencias filmes como Star Wars, Matrix, Senhor dos Anéis e Blade Runner. Gamer fanático, sempre está jogando PS3 ou Xbox360. Na literatura, gosta muito de autores russos, Michael Moorcock, e é um grande admirador de Stephen King. Além disso, curte Calvin & Hobbies, de Bill Wattersoon, HQs como Liga da Justiça e quadrinhos adultos como Sandman (Neil Gaiman) e Watchmen (Alan Moore).

Ou falem com os autores no twitter: @GBrasman e @G_Norris


Conte um pouco sobre você.
Brasman: Em casa sou um bendito entre as mulheres, mas minha esposa e minhas duas filhas preferem dizer que sou "a minoria". Considero-me um dos "maiores autores brasileiros", pois tenho 1,97m de altura. Minha visão da vida é: "Apesar de todas as dificuldades, veja sempre o lado bom da vida e seja feliz".
Norris: Eu costumo dizer que sou um hardcore gamer, mas já me qualificaram (várias vezes) como nerd - deve ser pela coleção de HQs e action figures que tenho em casa rs. Curto muito música, especialmente Dave Matthews Band, Eddie Vedder e algumas bandas antigas como Mettallica, Led Zeppellin e Oasis. Confesso que virei fã da Adele e que ouço muito suas músicas agora. Além disso, sou torcedor do Atlanta Hawks e sempre acompanho a NBA.

Como você entrou no universo dos escritores?
Minha professora do ensino fundamental (na época chamava-se primário) sempre elogiava minhas redações. Meus amigos ficavam ávidos por saber o final das minhas histórias. Um dia, tive a ideia de fazer um livro e falei com o meu "melhor amigo" da época. Ele disse que nunca ninguém leria um livro meu. Foi aí que decidi que, um dia, seria escritor. O tempo passou e minhas dezenas de histórias ficaram apenas nos meus alfarrábios (dá um google na palavra quem não souber o que é). Mas, graças a um café lendário, acabei fazendo uma história em parceria. Com um incentivando o outro, eu e o Norris entramos na batalha para lutar contra os dragões da carreira de escritor. Até o momento, estamos ganhando a guerra (risos).
Por um buraco negro nos confins de uma galáxia muito, muito distante rs. Brincadeira.
Já tinha escrito contos, mas nunca tive a pretensão de ser escritor. Conheci o G.Brasman em um café e acabamos, de brincadeira, escrevendo um livro juntos. Depois esse livro acabou virando uma série rs. As Crônicas dos Senhores de Castelo são feitas por diversão e estou me divertindo muito escrevendo-as. Assim, entramos no mundo da escrita e acabamos por ver que há muitas histórias ainda por contar.

Como é a busca por editoras?
Árdua, frustrante e, para alguns, incessante. Vou dizer uma coisa: não é fácil, mas não é impossível.
É meio a pé ou de carro rs.
Em duas palavras? Árdua e difícil. É preciso muita, mas muita perseverança e paciência. Além da editora ter que acreditar no seu livro, é preciso que ela também seja "compatível" com ele, ou seja, se você escreve ficção, não adianta mandar para uma editora de renome em biografias.

O que te inspira para escrever?
Eu não tenho inspiração para escrever. Sou até meio preguiçoso quanto a isto. O que me motiva e inspira é poder criar algo novo e diferente do zero. Gosto de tudo o que é inusitado, mas ao mesmo tempo, que seja factível. E procuro incorporar isto às minhas histórias.
Eu acho que tudo. Musicas, filmes, histórias contadas em uma roda de amigos, o dia a dia no trabalho, etc. Sempre há boas histórias em qualquer lugar, basta prestar um pouco de atenção rs.

Quais dicas você daria para quem quer escrever profissionalmente?
Antes de mais nada: leia muito. Não adianta ter uma boa ideia na cabeça e não conseguir se expressar. Depois, escreva. Se não escrever, não vai saber se consegue. Por último, ache o seu espaço: seja em um jornal de bairro, seja na revista da escola, seja em blogs, não importa. Ache por onde entrar neste mundo, pois ninguém vai colocar você lá.
Leia muito (o "muito" aqui é em proporções bíblicas) e escreva muito mais (aqui é em proporções apocalípticas). Não se iluda, o seu texto sempre pode melhorar e você vai receber (se tiver sorte, pois a maioria dos amigos vai dizer que está ótimo) muitas criticas sobre ele. O importante é escrever e melhorar, cada vez mais.

Que autor (es) serve (m) de fonte de ideias para você?
Nenhum. Não sou do tipo que "segue" um autor. Eu gosto é de histórias, e não dos autores que as criam. Se a história for boa, para mim está valendo.
Stephen King, Ray Bradbury, Michael Moorecook, Alan Moore, Neil Gaiman, autores russos como Gogol, alguns clássicos como Edgar Allan Poe e Tolkien, não necessariamente nessa ordem rs. Gosto também do trabalho de Hideo Kojima na saga Metal Gear Solid, onde a narrativa é espetacular.

Que tipo de literatura te atrai mais?
Gosto de histórias "fora da casinha". Se é diferente, se foge do normal, já chama minha atenção.
Gosto de terror e ficção fantástica, mas leio quase tudo, menos autoajuda e biografias, por serem menos divertidas que as demais.

Além do lançamento de "Crônicas dos Senhores de Castelo - Efeito Manticore", há novos livros em andamento? O que podemos esperar para o futuro?
Já começamos a trabalhar no livro 3. Além disto, participarei de uma coletânea de contos chamada "Mundos de Fantas" da editora Estronho (previsão para final de 2012). Estou desenvolvendo um outro projeto solo, mas como o tempo disponível é curto, ainda não tenho noção de quanto tempo levará para ficar pronto. Só o que eu posso adiantar é que será... como direi... NERD!
Spoilers, hein? Querendo estragar a surpresa, né? Rs
Olha, temos alguns projetos que visam mostrar mais do Multiverso, dentre eles, um livro de contos que se passa em vários planetas e com novos Senhores de Castelo.

Tem algum livro que você leu e não esquecerá jamais?
Senhor dos Anéis, sem sombra de dúvidas.
Vish, tem vários. Para evitar que os leitores fiquem entediados com uma lista enorme, cito alguns rs. Pilares da Terra (Ken Follet), Uma Cruz na Sibéria (Heinz Konsalink), Neuromancer (William Gibson), Senhor dos Anéis (Tolkien), Tripulação de Esqueletos & Christine (Stephen King).

E que personagem (ns) você considera inesquecível (eis)?
Pode parecer puxar brasa para a minha sardinha, mas o Azio é um dos meus personagens favoritos de todos os livros que eu já li. Mas gosto muito do Spock (ops... não é livro, mas serve né?).
Fermin Romero de Torres - A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafon) é um dos que mais lembro. Um personagem completo e de um humor e sagacidade sem igual.
Sherlock Holmes - Sir Conan Doyle - Acho a inteligencia de Sherlock contagiante. O cinismo também.
Miss Marple - Agatha Christie - Uma velhinha que resolve mistérios? Quer coisa mais legal que isso?
Roland Deschain - Série A Torre Negra - Stephen King - Acho uma das personagens mais legais de ficção.
Elric de Melniboné - Elric Saga - Michael Moorcock - Outra grande personagem de ficção que me chama muito a atenção. Sua espada, Stormbringer, também é outra personagem que acho espetacular.

Quer deixar alguma mensagem aos Colecionadores de Histórias?
Não. ... Brincadeira. Quero sim. Se você estiver lendo isto, quero parabenizá-lo(a), pois você é uma exceção à regra. Ser leitor no Brasil é para poucos, e se interessar por obras nacionais é para pouquíssimos. Você, com certeza, tem sangue de herói (ou de semideus, se for fã de Percy Jackson). Continue lendo sempre, pois ler faz bem para a alma. Um beijo na testa e um sai pra lá na tristeza! 
Ahhh! E não esqueça de recomendar meus livros pros amigos (risos).
Eu realmente espero que curtam o Multiverso. Se divirtam muito com essa saga e sim, queria dizer para continuarem a mandar e-mail, twitter, facebook, etc. Muito do livro 2 se deve aos fãs e foi feito para vocês. Opinem, sua voz sempre ecoará no Multiverso. ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário