Resenha #39: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

, em quinta-feira, 1 de março de 2012 ,
Editora: Novo Conceito
Páginas: 338
Ano: 2012

Sinopse (Skoob):
Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.


Um Mundo Brilhante é um dos lançamentos de janeiro da editora parceira Novo Conceito.

Ben Bailey é um professor universitário, noivo de Sara e moram em Flagstaff, para onde se mudaram porque Ben queria morar em uma cidade com neve. Eles vivem um relacionamento longo e que logo percebemos que está estagnado. Ele não toma a decisão quanto a data do casamento, e também não se separa de Sara e segue seu rumo.
Numa manhã comum do inverno, o professor vai buscar o jornal e encontra um jovem índio desmaiado quase na porta de casa. Eles chamam o resgate e o rapaz é socorrido. Ben não consegue tirar a cena da cabeça e vai ao hospital saber do rapaz, lá encontra Shadi – irmã do acidentado.
Bailey não conta à Sara que foi saber do rapaz e que conheceu sua irmã. Então ele é avisado de que o rapaz faleceu e vai ao seu enterro, mas diz à noiva que fará uma pequena viagem com Hippo – seu amigo e colega de trabalho no bar (onde Ben trabalha para aumentar sua renda).
Depois de algum tempo descobrimos que Sara está grávida e Bailey se vê dividido entre o dever de formar uma família com a mãe de seu filho e o interesse que surgiu entre ele e Shadi.

Muita gente se encantou com o livro, e se sentiu tocada com a história. Mas comigo isso não aconteceu. Não que eu não tenha gostado de modo algum. É que a narrativa não mexeu comigo.
O que vi foi um homem que está num relacionamento sem futuro, trabalhando em um cargo que não o satisfaz e, de repente, acontece algo que mexe com ele, com seu interior, mas que não o leva a uma resolução.
Um Mundo Brilhante é contado sob a ótica de Ben e sabemos de todos os traumas pelos quais passou. E como ele acha que Sara cresceu numa boa vida sem mágoas. E como ele acha que Shadi o entende, por ter passado por sofrimentos parecidos com os dele.
O que o livro me mostrou foi um homem sem perspectivas, que quer uma vida melhor, mas não luta por isso. Submisso – ou melhor – acomodado em uma existência que não lhe traz felicidade. E ainda engana a mulher, na verdade, as duas mulheres com quem se envolve, pois esconde seus sentimentos de Sara e não luta pelo que pode ter com Shadi.

Apesar de tudo, a edição é primorosa, com um trabalho de capa que me deixou encantada desde que a Novo Conceito divulgou a primeira foto do livro.

Nota: 2/5.

Eu não me encantei muito com a história, mas isso não quer dizer que vocês também não vão gostar, portanto, tem sorteio de um kit do livro correndo. É só clicar aqui para participar.

Camila Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário