Resenha #40: Como Treinar o Seu Dragão e Como Ser um Pirata - Cressida Cowell

, em terça-feira, 6 de março de 2012 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 222
Ano: 2010

Sinopse (Skoob):
Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano.


Soluço é um garoto mirrado e nerd (não que alguém saiba disso, mas ele observa dragões e sabe muito sobre eles) que precisa se tornar um legítimo herói viking. Afinal, ele é o filho de Stoico, O Imenso, chefe da tribo dos Hooligans Cabeludos.
Para que essa empreitada dê certo, o garoto precisa primeiro pegar um dragão e domá-lo. E é assim que a aventura começa: Bocão Bonarroto – o soldado encarregado da iniciação – levou 10 garotos ao Rochedo do Dragão Selvagem para que eles entrassem no ninho e cada um capturasse seu dragão ainda adormecido (obviamente, se os animais estivessem acordados não sobraria um só menino para contar a história).
Soluço seria o líder da missão, mas Melequento – seu primo – tomou a frente, afinal, ele sim era um herói, o tipo de pessoa que já nasce forte e destemido. O único que parecia estar do lado de Soluço era Perna-de-Peixe, outro jovem desajeitado – na verdade, estrábico e manco.
Bem, não vou contar como, mas todos conseguem capturar seus dragões e reencontram-se com Bocão, que explica que as próximas fases da iniciação serão adestrar os animais, fazendo com que eles obedeçam a comandos simples como “vá”, “fique”, pescar e caçar para seus mestre; e nas celebrações do Dia de Thor terão que mostrar como se saíram perante a tribo e seus vizinhos, os Cabaças-Ocas.
Devo acrescentar uma informação vital aqui: ou os garotos passavam na iniciação ou seriam exilados e teriam que viver sozinhos com seus dragões e sem nenhum contato com ninguém das tribos. Então, Soluço vai buscar informações sobre como treinar seu dragão em um livro e se decepciona, pois o tal manual só tem uma página e uma única regra: “GRITE COM ELE!”.
Daí, nosso herói se vê encrencado, pois Banguela é um dragão pequenino, desdentado, cheio de vontades e teimoso, deixando óbvio que gritar não vai adiantar, até porque Soluço não é bom em gritos.
Como se toda a situação da iniciação não fosse o bastante, ainda surge um Dragão do Mar – um bicho imenso, do tamanho de uma montanha – na celebração do Dia de Thor. E aí só Soluço pode contar o resto.

Um livro infantil que tem lições importantes para pessoas de todas as idades. Divertido e leve, é de leitura rápida.
As ilustrações que estão presentes em todas as páginas nos mostram Soluço e seus amigos, vizinhos, dragões, inimigos e ajudam a narrar suas aventuras de maneira fácil.
Apaixonem-se por Banguela e torçam por Soluço assim como eu.

Nota: 5/5.

Editora: Intrínseca
Páginas: 222
Ano: 2010

Sinopse (Skoob):
Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado.
Nesse novo livro arrepiante, Soluço conta mais uma aventura do inicio de sua história - quando ele ainda tinha muito o que aprender sobre como usar uma espada, sobreviver a naufrágios, escapar de dragões homicidas e desvendar os mistérios de um tesouro pirata muito bem escondido...
Aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas: essa é a receita do sucesso de "Como Treinar o Seu Dragão", seguida à risca nesse segundo lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infanto-juvenis.
Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, vão ficar vidrados nessa nova história.

Superados os problemas da iniciação, o estudo sobre se tornar herói continuam, com Bocão ainda como mestre dos garotos. Na segunda aventura de Soluço, eles estão no Programa de Treinamento de Piratas, cujas aulas incluem luta de espadas em alto-mar, descortesia avançada, pilhagem e violência gratuita, dentre outras.
Soluço espera se dar melhor pelo menos em luta de espadas pois Barbadura, o Terrível – seu tataravô – foi o melhor espadachim de todos os tempos e um pirata notável e amedrontador. Mas ele quase se dá muito mal na luta-treino contra Bafoca de Maluquício.
Nesse momento, o navio em que estão é atingido por uma caixa e todos vão parar na água gelada do mar de Berk, mas se salvam, apesar do frio. Eles descobrem que a tal caixa é na verdade o caixão de Barbadura e vem com um recado sutil sobre como proceder com ele:

CUIDADO!
NÃO ABRA ESTE CAIXÃO.
AMALDIÇOADO SEJA AQUELE QUE PERTUBAR OS RESTOS MORTAIS DE BARBADURA, O TERRÍVEL, O MAIOR PIRATA A TER ATERRORIZADO AS ILHAS INTERNAS.”
Págs 36/37.

Então os Hooligans obedecem as escrituras no caixão... É claro que não! Se o fizessem, não teriam problemas.
Eles abrem o caixão e dentro está um homem que se apresenta como Alvin, o Fazendeiro Pobre e Honesto. O tal conta uma história de como foi atacado e preso na caixa, os vikings acreditam nele, mas os dragões não gostam muito de Alvin.
O homem convence os Hooligans a ir até a Ilha da Caveira atrás do tesouro de Barbadura, mesmo que nessa ilha habitem dragões monstruosos que perderam a capacidade de voar, ver e ouvir, mas têm um olfato fenomenal e destroçam qualquer um que consigam farejar.
Então os Hooligans cabeludos entram em uma nova e muito perigosa aventura e Soluço, mesmo sem querer, embarca com Banguela, Perna-de-Peixe e Vaca Aterrorizante no navio Treze da Sorte rumo ao desconhecido.

Mais ilustrações maravilhosas que nos levam pelas aventuras de Soluço e seus amigos nos trazem diversão em uma busca ao tesouro que inclui luta contra dezenas de dragões monstruosos e contra os párias – piratas exilados.
Espero que Soluço e Banguela tenham melhor sorte em suas próximas histórias sobre como o garoto se tornou herói.

Nota: 5/5. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário