Resenha #41: Belas Maldições - O livro sagrado de Murphy

, em terça-feira, 13 de março de 2012 ,
Autores: Neil Galman e Terry Pratchett
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 378
Ano: 1998

Sinopse (Skoob):
Conforme as Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam daqui de baixo (ou, no caso de Crowley, daqui de cima). Portanto, eles precisam encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já tenha visto em algum filme, é um menino que adora seu cachorro, se importa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. E, como se ainda não fosse o bastante, eles ainda têm de lidar com o domingo... 



Resumão
Em 2001, depois de mais de uma década após seu lançamento original, o ironicamente clássico Good Omens foi lançado no Brasil. Publicado inicialmente em 1990, a obra, trazida aqui com o nome Belas Maldições pela editora Bertrand Brasil, é um dos livros mais conhecidos e amados dos anos 90, com novas edições sendo feitas e vendidas continuamente desde sua publicação¹.
O livro em si, escrito pelos mestres britânicos da ficção fantástica Neil Gailman (autor de Coraline e da série Sandman) e Terry Prachett (autor da coleção Discworld) em 1992, começa com um prefácio no qual é estabelecida sua posição comoLivro Mais Remendado e Emprestado do Mundo”, dando ao leitor um gostinho do humor seco e sarcástico que recheia essa obra.

O enredo pode ser dividido em duas partes, com a primeira englobando a segunda. A parte A é basicamente uma recontagem do livro das Revelações da Bíblia... Se a pessoa que a tivesse escrito o fizera após consumir todas as substâncias ilícitas possíveis e imagináveis enquanto assistia simultaneamente Seinfeld e Queer as Folk no Ritz de Londres, ouvindo o glorioso Freddie Mercury durante horas e horas a fio. Sim.  O demônio Crowley, originalmente a Serpente do Éden, é incumbido de introduzir o Anticristo e torná-lo a grande arma das Forças Infernais em onze anos. O que eles não contavam era que, isolado na Terra pelos últimos 6000 anos² com apenas humanos e um anjo como companhia, Crowley tivesse não só se acostumado à vida terrena de tentar e trollar nossa espécie, mas também à presença de seu "Inimigo Mortal": Aziraphale, o tal ser celestial que, por ter sido um dos guardiões do Éden e ter "perdido" sua espada flamejante após a expulsão de Adão e Eva, permaneceu nessa querida bola de lama a qual chamamos de lar. Ao invés de seguir suas ordens, o demônio recorre ao anjo, uma vez que, devido à completa não praticidade e irritação mútua de ter de lutar com alguém que estará inadvertidamente sempre lá, os dois criaram um Arranjo, um pacto de não-agressão³, e de ajuda caso o equilíbrio criado seja perturbado. Seu esforço em conjunto poderia ter muito bem vingado, se não fosse pelo fato de que os autores devem ter psicografado partes do texto direto de Murphy, por que só lendo para crer. 

A parte B se trata de um livro muito especial, escrito pela bruxa Agnes Nutter, um livro de profecias. Diferentemente da maioria dos profetas que publicavam suas visões no século 17, Nutter realmente via o futuro, e suas previsões são tão precisas quanto corretas, o que obviamente quer dizer que as vendas de seu livro não foram altas4. O último exemplar sobrevivente está em possessão de sua tatartatata.......taraneta, Anathema, a qual, tendo vivido pelo livro durante toda sua vida se considera uma Descendente Profissional. Ela acaba cruzando caminhos com a dupla dinâmica anteriormente mencionada e é sugada para o centro do problema, exatamente como previra sua ancestral. Junto com ela vão mais três pessoas: Newt Pulsifer, "Achador de Bruxas" em treinamento e a única pessoa que consegue literalmente quebrar qualquer tipo de tecnologia que toca; Sargento Shadwell, seu superior que odeia tudo e todos, sem discriminação, e Madame Tracy, vizinha de Shadwell, o qual acredita que ela é uma bruxa, mas é uma senhora muito legal e muito maluca. Dizer mais sobre essas personagens seria spoilerificar esse post inteiro, então como, quando, onde e por que essas pessoas se encaixam na batalha épica entre Bem e Mal, entre Céu e Inferno, entre "The Sound of Music" e o resto dos artistas e compositores já existentes só descobre quem ler. LEIAM.

Notas de Rodapé6

1: As de 2010 e 2011 em inglês possuem capas diferentes e complementares uma à outra, como na imagem, ficando lindas lado a lado. Fica a dica.

2: Aproximadamente, sendo que o mundo no livro(?) começou em 4004 A.C. e ele se passa em 2001, mas escrever 5997 anos não tem o mesmo efeito.

3: Que isso acabou aproximando-os ao ponto de terem jantares quase semanais e ficarem bêbados juntos é algo que deve ser discutido em outra hora e lugar. De preferência se encontrando no mesmo recinto diversas bebidas alcoólicas, no mínimo dois baralhos, muita fumaça e vários coelhos. De diferentes cores e tamanhos. Todas as discussões do mundo seriam beneficiadas pela presença desses roedores, especialmente as mais insanas.

4: Algo que ela previra antes de escrevê-lo.

5: Ela nunca erra. NUNCA. Nem mesmo quando todas as forças celestiais (caídas ou não) tentam de tudo para contrariá-la.

6: O livro inteiro é recheado desses notas, que DEVEM ser lidas e apreciadas, uma vez que elas são pérolas humorísticas que deixam até o mais sério com a cara doendo de tanto rir.


Opinião

Não Leiam Esse Livro Enquanto Estiverem Perto De Líquidos¹.

Entonces pessoas, a novata aqui espera que seu primeiro post não tenha sido uma desgraça e que tenha convencido muita gente a ler esse livro. Good Omens/Belas Maldições conseguiu remodelar um conceito batido - O Fim Do Mundo - em algo hilário, sarcástico e interessante, o que me prendeu desde o primeiro capítulo até o fim. Ambos os estilos dos autores tem sua chance de brilhar na obra, com a MORTE e sua maneira de falar sendo uma verdadeira homenagem à MORTE de Discworld² (que é meu personagem preferido na série inteira, ADOOOOOOOROOO), assim como a personagem Adam Young é reminiscente de outras em diversos livros de Gailman. Aziraphale e Crowley são meus personagens favoritos de todos os tempos, e para mim, as interações desses dois sozinhos poderiam render mais um livro. Fiquem especialmente atentos como o Céu e o Inferno (e seus habitantes imortais) se comportam e comparem-nos³.

Deixando de lado o fato de que esse é o único livro que eu reli mais de cinco vezes, ao ponto de que o meu volume original estar ilegível com tantas anotações e afins nas páginas, aconselho à todos a o lerem de mente aberta; nada é sagrado para Prachett, e, sendo ele o responsável pela maioria do humor da história, NÃO SEJA INGÊNUO DE ACHAR QUE EXISTA UM TÓPICO QUE ELE NÃO DEIXA ENGRAÇADO. Esse é o homem que faz piada com o fato de que ele tem Alzheimer4, crianças! As partes envolvendo o Lado B do livro podem ficar um pouco maçantes, mas isso é porque Aziraphale e Crowley realmente roubam o show em suas cenas; são facilmente as mais deliciosas de ler, e reler, reler, e achar cada vez mais engraçado. O enredo não deixa pontas soltas imediatas, apesar de dar pano para futuras "aventuras" nesse universo5. O final combina tanto com o teor do livro que eu não consigo imaginar algo diferente acontecendo.


Entretanto, o mais importante sobre Belas Maldições é que ele é gostoso de ler. É simplesmente uma delícia ler e reler e descobrir coisas novas em cenas que nunca parecem exatamente iguais não importa quantas vezes você tenha lido. Não é a toa que o fandom dessa obra é bem ativo e sempre crescente6. É uma história que transcende gerações com piadas cortantes, reviravoltas súbitas e personagens incríveis.  Uma sátira tão bem feita que ganha vida própria e ainda sim enfatizar uma das maiores mensagens do texto em que é baseado: o poder do Livre Arbítrio. E que água benta + demônio = sujeira, é claro.

PS: LEIA OUVINDO QUEEN. TUDO FICA FABULOSO.

  Notas de Rodapé:

1: Mas Certifiquem-se Que Outras Pessoas Que O Estejam Lendo Estejam Bebendo Algo Enquanto O Fazem.

2: "APESAR DA MORTE DE BELAS MALDIÇÕES NÃO SER TÃO INTERESSADA NA HUMANIDADE QUANTO À DE DISCWORLD. OU TÃO BONITA."

"SQUEEK."

"...SEM SUPERVISIONAR A MORTE DOS QUEIJOS POR UM SÉCULO."(quem sacar essa por favor fale nos comments;)

3: Especialmente Metatron e Beelzebub. Esses dois foram separados ao nascer, ou o universo não faz mais nenhum sentido (de novo).

4: Prova de que ele é uma das pessoas mais de bem com a vida no mundo.

5: Existem boatos de uma sequência, mas, fora um possível título (668: Vizinho da Besta), nada foi divulgado. Pena.

6: Sério pessoas. Isso é MÁGICO.

 FIM(Mas já?)

Larissa Gomes Galas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário