Resenha #43: Como mudar uma história de dragão e Guia do herói para vencer dragões mortais - Cressida Cowell

, em terça-feira, 20 de março de 2012 ,
Se você não leu os livros anteriores, há resenhas aqui e aqui.

Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
Alguém roubou o Ovo de Fogo e agora o vulcão na Ilha do Vulcão está ativo e os tremores estão chocando os ovos dos dragões Exterminadores! Conseguirá Soluço devolver o Ovo de Fogo ao Vulcão, parar a erupção E salvar a Ilha de Berk de ser varrida do mapa pelas terríveis espada-garras dos Exterminadores? Quinto livro da série que virou filme "Como Treinar O Seu Dragão".


É a quinta aventura de Soluço e Banguela, e eles a iniciam enfrentando uma onde de calor totalmente atípica aos verões de Berk, com Velho Enrugado – o avô de Soluço – prevendo o despertar de uma nova raça de Dragões Aterrorizantes.
Todos, vikings e dragões, estão preguicentos por conta do calor, mas Bocão leva seus 12 aprendizes para uma aula de pastoreio de renas montando dragões. Nesse momento, os jovens começam a trabalhar com novos dragões, além dos de caça. O escolhido de Soluço é Caminhante do Vento – nervoso, de olhar feroz e manqueira pronunciada.
Eles deveriam se aproximar das renas silenciosamente, mas Banguela precisa aprontar e voa velozmente entre elas, espantando os animais e fazendo-os correrem em todas as direções. Mas a situação fica mais caótica quando fogo irrompe na montanha acuando a turma para o topo. Rapidamente, eles se veem dentro de um círculo de chamas e o dragão de montaria de Bocão, Golias, é quem retira todos de lá, pois os dragões dos garotos ainda não aguentam voar com pessoas montadas.
Além do fogo, Bocão e Soluço são atacados por dragões nunca vistos antes com garras que mais parecem espadas e são salvos por um homem montado em um dragão branco, que viria a ser Fabuloso Figurão – reconhecido herói viking que estava desaparecido por 15 anos.

Essa aventura leva Soluço e seus amigos à ilha dos Lava-loucos, que se transformou em verdadeiro ninho de dragões mortais com milhares de ovos esperando a temperatura certa para eclodir. E mais uma vez, nosso jovem herói precisa salvar sua tribo e todo o arquipélago barbárico não só de dragões, mas de um vulcão prestes a entrar em erupção.
Um segredo de família é revelado e há a descoberta de traições vindas de pessoas que não imaginávamos e de uma figura já conhecida nossa de outros volumes das lembranças de Soluço.
Nesse volume, Banguela apronta muito, mas também salva o dia. Como? Só vocês lendo para saber.

Nota: 5/5.

Editora: Intrínseca
Páginas: 250
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nessa nova aventura da série, Soluço está prestes a completar doze anos, mas as comemorações do seu aniversário, é claro, não serão muito tranquilas: nosso herói se perde no labirinto do bibliotecário Cabelo Assustado e, à espreita, estão os perigosos Dragões-brocas e o terrível Insensato, o Assassino, prontos para atacar.Com ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão permanece seguida à risca nesse sexto lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infanto-juvenis. Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, não vão querer perder essa nova história. O livro traz uma seção especial com um Dicionário de Dragonês, que vai agradar em cheio os fãs da série.

O sexto volume das memórias de Soluço, nos leva à comemoração de seu aniversário de 12 anos. As Ladas do Pântano estão em Berk e há competições amigáveis entre as tribos.
Soluço discute com Banguela porque ele não está comendo madeira, que é necessária a boa saúde de um dragão, e o dragãozinho come e chamusca o novo trono de Stoico, sendo ameaçado de exílio por isso.
Além do chefe dos Hooligans ficar extremamente zangado com Banguela, ele ainda fez uma aposta com Bertha – líder das Ladras – de que os Hooligans são tão bons em roubo quanto ela e está procurando pelo livro “Como treinar o seu dragão”, que foi surrupiado por Bocão da livraria dos Cabeças-Ocas.
O problema é que esse livro também foi vítima das fortes gengivas de Banguela. Daí, para salvar seu dragão, Soluço se vê tendo que invadir a Biblioteca Pública dos Cabeças-Ocas para roubar um outro exemplar do livro. Camicazi e Perna-de-Peixe vão com ele e a garota os leva à ilha dos Cabeças-Ocas num Dragão Furtivo que foi roubado de Insensato, o Assassino, por Bertha.
Os livros são desprezados pelos vikings e, por isso, ficam trancafiados em uma biblioteca úmida e escura (acho que a Nanda, assim como eu, teria uma agonia lendo essa parte do livro), guardados pelo bibliotecário Cabelo Assustado, 400 guardas Cabeças-Ocas e vários Dragões-Brocas.
Além disso tudo, nós somos apresentados à Mosca da Tempestade, a dragoa de caça de Camicazi, por quem Banguela passa a nutrir uma certa admiração, se é que vocês me entendem...


Esse volume da série de Cressida Cowell trás uma espécie de compilação de muita coisa que vimos nos outros volumes, mais ou menos como um guia mostrando vários personagens rapidamente, além de um “anexo” com perfis de dragões e outro com um dicionário de Dragonês.
É como uma recapitulação de tudo que já aconteceu e preparação para o que ainda virá.

Nota: 5/5.

P.S.: O Cole agora tem fanpage: https://www.facebook.com/ColecionadoresDeHistorias, portanto curtam que logo terá promoção rolando por lá.

Camila Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário