Chapéu Seletor #1: Jogos Vorazes

, em quinta-feira, 5 de abril de 2012 ,
Olá, Colecionadores! Aqui está mais um quadro sem noção idealizado por esta que vos fala, na intenção de descontrair vocês de posts sérios e com algum sentido na vida. Sejam bem-vindos ao CHAPÉU SELETOR!
Aqui, nós vamos escolher livros populares, com personagens queridos, e jogá-los no banquinho para serem sortidos em uma casa de Hogwarts! E as nossas primeiras vítimas, quero dizer, personagens são os queridinhos do momento: o pessoal de Hunger Games!

ATENÇÃO! O texto a seguir contém spoilers sobre os livros da série. Se você ainda não leu, talvez seja melhor voltar depois!

Larissa: Começando pela protagonista sociopata, Katniss Everdeen!

Pedro: Vamo lá. Katniss é protagonista, gosta de quebrar as regras, é órfã de pai, tem todo o azar do mundo ao seu lado, lidera um grupo rebelde. Oi? Já li isso em algum lugar. Seguindo a lógica só pode ser Gryffindor. Por mais emo e depressiva que ela seja, não tem outra.
Camila: A Katniss é egoísta, só faz as coisas pensando em si mesma e na "precious" Prim. É uma lutadora, é verdade, mas ela meio que mais foge e deixa as coisas acontecerem do que enfrenta de cara as situações. Se não fossem os outros empurrando ela e ajudando em alguns momentos, não sei se ela teria feito tudo o que fez não. Então, acho que ela talvez não seja Grifinória. Mas não sou especialista nas casas pra definir qual a dela.
Larissa: (Já fiz essa seleção em um post no Tumblr, uma vez, então, vocês vão me perdoar, mas eu vou só pegar o que eu escrevi e traduzir para o português.) Katniss Everdeen é Slytherin, sem sombra de dúvidas. É astuciosa, emocionalmente deficiente, egoísta e intolerante. Ela manipula os outros para conseguir o que quer - e mesmo que se sinta culpada por isso depois, continua com essa atitude maquiavélica até atingir seus objetivos. A Katniss é uma heroína atormentada, nem um pouco Gryffindor.
Larissa: Réplica! Lendo o que vocês puseram aí em cima, obviamente concordo com a Camila. Ela pode ter algumas similaridades típicas de [s]heróis da Shounen Jump[/s] das heroínas que vemos por aí em livros de aventura, mas a personalidade dela não é nada heróica. Ela é muito mais Snape do que Harry, viu.
Pedro: Réplica! Não me aprofundei tanto. Enfim, apesar de todo o egoísmo e manipulação, ela acaba se martirizando. Passa um pouco a impressão de heroína sofredora que perde tudo, inclusive a irmã, para a causa e o bem de todos, tipo, perdi meus pais pelo bem comum saca? Ententedo que em alguns momentos de sua personalidade se sobressaem características de Slytherin, mas seu background é digno de qualquer Gryffindor.
Larissa: Isso aí que cê tá descrevendo tá mais pra Lufa-Lufa do que Grifinória, Pedro. Gryffindor é mais BRAVURA, ANTES MORTO DO QUE DORMINDO, e a Katniss é muito calculista para estar nesse grupo. Quero dizer, ela teria feito as coisas de forma diferente, com menos cautela, com mais espírito, se fosse uma Gryffindor. E é como o Dumbledore disse: não é que os Sonserinos não sejam corajosos, eles só são mais cuidadosos e astuciosos para serem loucões comos os Grifinórios.
Larissa: Tréplica?
Camila: Tô com a Lali, o Grifinória age até sem pensar. A Katniss passa páginas e páginas pesando tudo que pode acontecer, todas as consequências.
Pedro: Concordo com Slytherin, mas ela seria uma cria de um Gryffindor com um Slytherin que puxou mais um dos pais.
Larissa: Casa não é genético, é? Na verdade, eu acho que foi a morte do pai, consequente abandono da mãe, e a fome, que a fizeram ficar toda torturada e virar a sociopata que ela é.
Larissa: Bom, vamos para o próximo personagem. Que por acaso é o meu favorito: Peeta Mellark!
Camila: Ele é inteligente, carismático e sabe fazer jogo político. É masoquista com relação à Katnis que faz dele o que bem entende.
Larissa: (De novo do Tumblr). Lufa-lufa! O Peeta é quase a personificação dessa casa. Ele é uma BOA PESSOA, é altruísta, quer ajudar todo mundo, faz amigos com muita facilidade, sabe agradar as pessoas e quais palavras deve dizer para mover as massas. Talvez a loucura dele de fazer qualquer coisa pela Katniss possa ser um traço Gryffindor mas, no geral, eu diria Hufflepuff, mesmo.
Pedro: Blergh. Não gosto do Peeta. Certinho demais, bonzinho demais. Acho que tem a inteligência de um Ravenclaw, a pureza de um Hufflepuff e a coragem de um Gryffindor. Frequentemente se oferece como sacrfício pra salvar a Katniss, mas às vezes foge à luta (Me deixa aqui e vai lutar, eu vou morrer mesmo), o que excluiria Gryffindor. Entre Hufflepuff e Ravenclaw, ficou com Hufflepuff, porque tem que ser meio burro pra se amarrar desse jeito na Katniss.
Larissa: Réplica! Ei, ele não "foge à luta"! Ele faz o que pode, e quando vê que vai ser um empencilho para ela, se sacrifica! Na verdade, ele até perdeu o medo de morrer quando se trata de fazer as coisas por ela. Mas acho que isso não vem ao caso, todos nós concordamos nessa.
Larissa: Certo, vamos ao próximo protagonista: Gale Hawthorne! Que não é meu personagem favorito nem de longe, mas que me dá pena.
Camila: Gale é o chifrudo, bom-amigo-que-quer-ser-mais-que-amigo-mas-não-diz-nada-até-ser-tarde-demais.
[comentário paralelo]
Larissa: Camila, pare de desviar do assunto e seja um chapéu seletor!
Camila: Eu não sei classificar a galera direito, então dou apenas a minha humilde opinião sobre os personagens. (u.u)
Larissa: Classifique, nem que seja chutando!
[/comentário paralelo]
Larissa: Gale é Gryffindor, eu acho. Astuto, faz umas coisas inacreditáveis a sangue frio, mas não é a Katniss. E ele é muito mais passional do que ela. Antes eu achava que ele era Ravenclaw, sabe, mas andei mudando de ideia depois de ler de novo Mockingjay.
Pedro: Gosto do Gale tanto quanto do Peeta, ou seja, mata os dois logo. Eles ficam muito eclipsados pela Katniss pra se destacarem. Mais impulsivo que ele não há e, por exclusão, seria Gryffindor. Mas ele nunca nem entraria em Hogwarts pra começar, ou seja, corno e trouxa. Aliás, pode por o Peeta de trouxa também? Volta a fita aí produção!
Larissa: Nem vem, Pedro, já foi selecionado! (risos)
Camila: O Gale é fraco! Se gostasse mesmo da Katniss, tinha lutado por ela com mais afinco do que dar um beijo aqui, outro ali e dizer que gostava dela. Deixa ele de trouxa mesmo.
Larissa: Nossa (risos)! Certo, certo, próximo! Haymitch, adoro ele!
Camila: Haymitch, também curto muito. Ele faz que faz jogo-duplo, mas esteve sempre com a Katniss. É muito inteligente e esperto. Colocaria ele na casa dos mais sábios.
Larissa: Haymitch eu fico muito confusa, porque ele lembra a astuciosidade maquiavélica dos Slytherins, mas tem certa bondade no coração. Na verdade, ele me lembra demais o Sirius, sabe? Com aquele jeito de "quem se importa", "devil may care" dele. Eu fico entre Gryffindor e Ravenclaw. Mas acho que, no fim das contas... Hmm... Pela forma como ele analisa tudo antes de agir, colocaria ele na Ravenclaw, mesmo. Ele não é impulsivo.
Pedro: Agora sim personagens interessantes. Ravenclaw pra ele. A inteligência dele se sobressai, sabe onde provocar a Katniss pra ela agir, quase como se lesse a mente dela. É quase um Grilo Falante pra ela, uma consciência que empurra ela pra frente quando a anta empaca.
Larissa: Nossa, nós concordamos. Haha. Adorei a do Grilo Falante. Isso faz da Katniss um Pinóquio!
Pedro: Muito Once Upon a Time na minha vida.
Larissa: Ela não sabe mentir, mesmo. Bom, certo, certo, vamos para uma personagem meio sem sal agora: Primrose Everdeen!
Larissa: Hufflepuff, ela é uma versão menor e feminina do Peeta.
Pedro: Todos deprime. Um atraso na vida de todos [spoiler]até depois de morta[/spoiler]. Concordo com ela ser uma mini-Peeta. Hufflepuff mesmo.
Larissa: Mas o Peeta tem músculos e é fofo e lindo e eu amo ele, e a Prim eu acho que parece a pedra no meio do caminho.
Camila: Nem sei como analisar a Primm porque a gente conhece ela por meio do que a Katniss vê como a irmã fofinha e perfeita que precisa ser protegida, mas ela tem certa coragem por encarar umas cituações difíceis de frente [spoiler]a linha de batalha, no caso[/spoiler].
Larissa: Verdade. O próximo para acalentar meu coração de fangirl: FINNICK ODAIR!
Camila: Grifinória. O cara é corajoso. Vai pra batalha com tudo, para proteger aqueles que ama [spoiler]a mulher da vida dele que eu esqueci o nome[/spoiler].
Pedro: FINNICK! Melhor persongem dessa joça até cagarem o pau em Mockingjay. É tão bom ver alguém peitar a Katniss e mostrar que ela não está certa sempre. Colocá-lo em uma das casas é mais difícil. Por exclusão ele seria Gryffindor, pois a coragem se sobressai, o levando a superar traumas pra ir à luta.
Larissa: Nossa, eu amo o Finnick. O fato dele ser um carreirista competente que se prostitui para jogar o jogo do Presidente Snow e ainda assim ser a perfeita imagem do príncipe de armadura prateada (ou de redinha dourada, né) faria o chapéu seletor ficar na cabeça dele um tempo mas, acho que no fim das contas, ele seria Gryffindor. É esperto e tudo o mais, mas, no fim das contas, consegue as coisas sendo charmoso e sabendo usar um tridente. Hello, Sirius?
Larissa: Vamos para outra personagem que eu gosto: Johanna!
Camila: Johanna, a Katniss não gosta dela não (risos). A gente num tá entrando muito nos spoilers não?
Larissa: Ah, só dá para analisar os personagens indo para tudo o que sabemos deles, Camila. A gente avisa que tem spoiler no começo para não pegar ninguém desprevinido. Johanna é bruta e fala o que pensa e não tá nem aí para o mundo. Mas é muito inteligente e competente. Poxa, não sei onde colocar ela, não.
Camila: Eu não sei classificar a Johanna, só sei q a Kat respeita ela, apesar de terem uns arranca-rabos.
Larissa: Pelo o que a gente vê das reações da Katniss, talvez ela seja bem Slytherin. Especialmente quando eu lembro de algumas cenas de Mockingjay.
Pedro: Johanna Mason, muito amor por ela. Personalidade forte e perfil de líder, mais uma vez destruída em Mockingjay. a racionalidade dela é grande e a coragem também. Fico na dúvida entre Gryffindor e Ravenclaw, sendo mais inclinado pela primeira.
Larissa: Réplica! Pedro, me deixou indecisa, maldito! Ela é muito corajosa, mas também é rancorosa pra caramba. A mulher é um perigo, hein.
Pedro: Ela arremessa machados. Como não amar?
Larissa: Gryffindor, então. Machados sendo arremessados. E o jeito que ela trata a Katniss é muito James Potter, né.
Pedro: Ela ajuda a centrar a Katniss no mundo. É como se fosse ela do futuro com experiência de vida e tal.
Larissa: A Katniss é muito pudica pra tirar a roupa no elevador, nunca que ela vai ser a Johanna no futuro. Okay, Camila! Escolha o próximo!
Camila: Vamo pro Snow e pra Effie?
Pedro: Snow é mau que nem um pica-pau. E faz jogos mentais como ninguém. Slytherin sem piscar.
Camila: Tô com o Kalango e não abro. O cara é o mau do mau. Sonserina! Com o melhor grito do Chapéu.
Larissa: Sim, nossa, ou é Slytherin, ou é Ravenclaw, mas Ravenclaw não tem tendência a ser ruim que nem Slytherin têm. Desculpa aê Snape, Draco e Voldie, mas ser da Sonsa é quase ganhar carteirinha do Clube da Maldade. Agora Effie, para nossa alegria!
Pedro: Effie é louca, coitada. Sabe Luna Lovegood? Perdeu o emprego em HP foi parar em Panem. Ela vive quase que num mundo paralelo. Queria colocar ela em Ravenclaw, mas não sei se é tão inteligente pra isso, logo vai pra Hufflepuff com direito a uma mesa de mogno pra ela.
Camila: A Effie é tipo boba alegre. Qual seria a casa pra isso? Eu adoro ela, mas convenhamos, a colorida fecha os olhos pra maldade que ela sabe estar por trás dos jogos e vê tudo lindo.
Larissa: Nossa, onde se põe a Effie? Ela me lembra uma Barbie ou sei lá o quê. Não dá nem para medir muito a inteligência dela porque ela fala umas coisas muito sem pé nem cabeça. Se ela não se divertisse trabalhando como agente de um programa que faz crianças matarem umas às outras todos os anos, eu diria Hufflepuff. Como ela está mais preocupada em ser promovida para um distrito melhor do que com a vida dos tributos, eu chuto Slytherin, viu. Quase a Pansy Parkinson.
Pedro: Réplica! Concordo com a Larissa. Mas a mesa de mogno ainda é dela.
Larissa: Explica essa da mesa, por favor.
Pedro: Do filme... "THIS IS MAHOGANY!"
Larissa: AHHHH! SIM! Mais algum personagem, Pedro?
Pedro: Acho que os relevantes já foram... os outros ia encompridar a conversa e não iam fazer diferença...
Larissa: Nem o Cinna?
Pedro: Acho o Cinna bem Random e irrelevante noo final. Mas seria Gryffindor.
Larissa: Ou a Rue, a Wiress, o Beetee, o Cato...
Pedro: RUE!
Larissa: Rue é Gryffindor! Leal e corajosa.
Camila: Rue é muito amor! Grifinória pra ela!
Pedro: Rue também é Gryffindor. Coração bão e corajosa.
Larissa: Não tinha obrigação de ajudar a Katniss naquela árvore, mas ajudou. Acho que a Wiress e o Beetee seriam Ravenclaw, né?
Pedro: E os carreiristas do 1 e 2 são tudo Slytherin, LOL.
Larissa: Sei lá, a falta de braaaaains deles me deixa com uma vibe Gryffindor. O Cato, então, ô. Se bem que eles são bem Puro Sangue em pensamento. É Slytherin.
Pedro: Sanguinários demais. treinados pra matar.
Camila: Tô com o Pedro nessa = Sonserina - Crabble e Goyle não tinham cérebros e estavam lá.
Larissa: Não consigo pensar em mais nenhum personagem legal. Até porque a Katniss não se interessa muito pelas pessoas, então, consequentemente, nós também não.
Pedro: Pra mim fechou.
Camila: Pra mim também.
Larissa: Então, encerramos mais um HUNGER GAMES, err, okay, acabou a fila do Chapéu Seletor! Qual a opinião de vocês, colecionadores? E alguma dica para a próxima leva de estudantes a serem sortidos?

Nenhum comentário :

Postar um comentário