Especial - Percy Jackson e Os Olimpianos

, em quinta-feira, 19 de abril de 2012 ,
Com o eminente lançamento de O Filho de Netuno, segundo volume da série Heróis do Olimpo, que é continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos, o Pedro Neves preparou este texto sobre a série já encerrada para vocês.

Com certeza um dos maiores fenômenos literários dos últimos anos, Rick Riordan foi um dos autores que mais angariou fãs por conta de seu trabalho. Percy Jackson e Os Olimpianos (Intrínseca) foi uma das séries mais bem sucedidas ultimamente, com direito a adaptação cinematográfica que ganhará continuação em 2013.

O primeiro livro da série, O Ladrão de Raios, foi lançado em 2008 de maneira modesta, mas foi aos poucos conquistando cada vez mais fãs. O livro nos introduz ao universo do Acampamento Meio Sangue, onde os antigos Deuses Gregos existem nos dias atuais e, continuando sua prática milenar, continuam gerando filhos como humanos, ou seja, semi-deuses.

O protagonista é justamente um semi-deus, Percy Jackson, que até os seus onze anos desconhecia sua real origem e acaba arrastado para um mundo onde centauros ensinam jovens a como lutar e matar monstros. Em sua jornada, Percy é acompanhado por um sátiro, Grover, e por outros semi-deuses, principalmente Annabeth, que posteriormente vira interesse amoroso dele. Como todos os semi-deuses, Percy sofre de dislexia, déficit de atenção e hiperatividade, o que é descrito como preparo natural para a vida de um semi-deus.

Durante os cinco livros, vemos Percy e seus amigos amadurecerem enquanto enfrentam o maior inimigo dos Deuses do Olimpo, os Titãs, liderados pelo terrível Cronos. Para isso, ele frequentemente conta com uma pequena ajuda dos Deuses, que não deveriam interferir no mundo mortal, mas acabam se vendo obrigados a isso.

Cheia de aventura, a série possui uma leitura fácil e atrai facilmente crianças e jovens, que facilmente se identificam com o protagonista, graças à maneira que o autor escreve, apelando para o espírito de aventura do seu público alvo, que se põe no lugar de Percy e vive a aventura através dele.


O tema base da saga também ajuda em seu sucesso, afinal a Mitologia Grega é bastante fascinante, cheia de contos e mitos que continuam atuais e atrativos e são bastante bem explorados nos livros, sendo renovados e atualizados para a realidade atual. É, indiscutivelmente, uma forma incrível de ensinar aos mais jovens sobre esse período histórico tão importante.


Claramente bebendo da fonte que é Harry Potter, Riordan criou seu próprio universo, e, utilizando seu carisma acabou por conquistar o mundo com uma série bem amarrada e sem pontas soltas. O sucesso foi tamanho que ele começou a publicar uma segunda série de livros, Os Heróis do Olimpo, onde expande seu mundo e cativa ainda mais a seus fãs.

Pedro Neves

Nenhum comentário :

Postar um comentário