#104: Quebra de Confiança - Myron Bolitar 1 - Harlan Coben

, em sexta-feira, 19 de outubro de 2012 ,

Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2011

Sinopse (Skoob):
No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan Coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade.
Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston.
Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito.
Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer.


A capa não tem nada a ver com a história. Quer dizer, a mulher sim, mas a estação de trem, não. Tirando isso, a edição da Arqueiro é simplesmente perfeita! Nenhum erro de revisão e o uso de palavras como “pilhéria” e “sub-repticiamente” – que eu acredito tenha partido do tradutor – me fizeram amar ainda mais o livro. (Como disse a San quando comentei sobre o vocabulário: “O bem falar é tudo.” ^^)
Além disso, a dinâmica dos personagens é maravilhosamente envolvente. Myron Bolitar e Win Lockwood são praticamente opostos e, ainda assim, são melhores amigos. Além de sócios na MB Representações Esportivas, onde trabalham com Esperanza, ex lutadora que é secretária deles agora. Tem também a Jessica Culver, ex namorada do Myron que voltou a Nova Jersey para resolver o caso do pai que foi assassinado.
Win e Myron, além de amigos, são dois crianções! Eles têm 31 anos, mas acionam o alarme de incêndio de uma escola no meio do período de aulas para achar um cara que estão procurando. E Myron sempre pensa em respostas infantis para dar em meio a discussões sérias, mesmo que não as use. Isso e o sarcasmo e a ironia derramados por toda a narrativa me fizeram dar umas risadas.
Tirando esses personagens – que acredito eu, aparecerão em todos os livros da série – há o Christian Steele, talento promissor do futebol americano e atual “vale refeição” do Myron. Ele é ex de Kathy, irmã de Jessica, que sumiu a mais de um ano e ninguém sabe se está viva ou morta, e que volta para a vida de todos quando uma foto sem roupa dela aparece nos anúncios de disque sexo de uma revista de pornografia.
Então Myron e Win, que já foram agentes do FBI, terminam investigando o caso de Kathy e do sr. Culver por baixo dos panos como um favor a Jessica e Christian. Os amigos, bem... Para saber tudo que eles fazem, leiam Quebra de Confiança.
Só tenho que acrescentar que a história é muito bem amarrada no final. Mas para mim, ficou uma pontinha solta, SPOILER: onde está Chaz Landreaux? Ele aparece nos próximos livros? Alguém que já leu, pode me dar uma dica sobre isso?

Nota: 5/5 – favorito! Ah, um suspense bem escrito e bem traduzido vale muito a pena!

Nenhum comentário :

Postar um comentário