#124: O Reino – Os Fargo #03 – Clive Cussler e Grant Blackwood

, em quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 ,

Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Ano: 2012

Sinopse (Skoob):
Em Spartan Gold e Lost Empire, Clive Cussler levou os leitores ao mundo do time do casal Sam e Remi Fargo, em que suas paixões e instinto para caçar tesouros trouxeram descobertas extraordinárias e jornadas perigosas. A próxima aventura do casal, no entanto, pode ser mais ainda aterrorizante. Os Fargos são especialistas em caçar tesouros e não pessoas. Mas, então, um barão do petróleo de Texas os procura com uma pedido pessoal: um investigador amigo dos Faros estava em uma missão para procurar o pai do barão, porém, agora ele também está sumido. Sam e Remi seriam capazes de procurar pelos dois? Apesar de não ter adicionado muita informação sobre o caso, Fargos concorda em começar a procura. O que eles encontrarem irá além do que eles imaginaram. Em uma viagem que os irá levar a Tibet, Nepal, Bulgária, Índia e China, os Fargos serão envolvidos com um mercado negro de fósseis, um baú centenário e o ancião do Reino Tibetano de Mustang, um dirigível do século anterior...


Acho que nem preciso começar com o mesmo comentário da resenha de O Espião, não é?
Vamos falar logo do livro que é melhor.

Cussler parece gostar de iniciar seus livros com fatos nervosos. Em O Reino, somos levados, no prólogo, ao ano de 1677 na China, quando os irmãos Lana de Terzi terminam a construção de uma aeronave para o imperador da Dinastia Quing. Essa seria a primeira embarcação aérea a ser usada em guerra.
Após isso, o primeiro capítulo nos trás aos dias atuais e ao casal Fargo, Sam e Remi, que está em Pulau Legundi fazendo escavações e é repentinamente chamado a se reunir com Charles King, um homem muito poderoso que tem informações sobre Frank Alton, detetive particular e amigo do casal.
Frank desapareceu enquanto fazia um serviço para King no Nepal e o magnata quer que os Fargo, famosos por encontrarem coisas tachadas como impossíveis, procurem Alton para ele. Além disso, ele também parece querer que eles achem Lewis “Bully” King, pai de Charlie, desaparecido há 38 anos.
À primeira lida, King me pareceu um ricaço bonachão, apesar de a assistente dele – Zhilan Hsu – ser muito sorrateira para o meu gosto e dos protagonistas, mas uma conversa dele com um empregado depois de se despedir dos Fargo me deixou ressabiada.
A busca dos Fargo pelo amigo os leva ao Nepal e à descoberta de uma lenda sobre um possível artefato de mais de mil anos que teria sido reverenciado com divindade por muito tempo. E que pode ser o verdadeiro objetivo de Charlie King ao contratar o casal.
Viajando também para o Tibete, a Bulgária, a Índia e a China, Sam e Remi vão desvendando a história por trás do artefato e percebem que King realmente não é um exemplo de ser humano.

A narrativa de O Reino é eletrizante, com investigação histórica, trilhas em meio a florestas pouco exploradas, perseguição, tiroteio, alguns dias numa geleira sem as devidas proteções e muita aventura, o casal Fargo – caçadores de tesouros – faz uma viagem por alguns dos recônditos do planeta, descobrindo fatos incríveis.
São tão bonitinhos os diálogos amorosos de Sam e Remi (eu acho que eles se conheceram e casaram no primeiro livro, mas não dá para saber PORQUE A NOVO CONCEITO SÓ LANÇOU O TERCEIRO! Desculpem o ataque, mas foi mais forte que eu. u.u), mesmo em meio ao perigo, explorando uma caverna ou simplesmente estudando documentos, eles são fofos. >.<
Os vilões são bem construídos e explorados. E me deram muita raiva! (Sabem quando você quer entrar na história e se livrar deles pessoalmente? Foi isso que eu quis fazer.)
Além desses personagens, há a equipe com a qual os Fargo trabalham, especialmente a Selma, que é presença constante e me divertiu; e aqueles que eles vão encontrando pelo caminho e de quem recebem alguma ajuda, em especial Jack Karna, estudioso que mora “escondido” numa vila do Nepal.
Cheio de mistério e aventura, além de uma óbvia pesquisa histórica e geográfica, é indicação garantida!

Abaixo a lista dos títulos da série As Aventuras dos Fargo e os anos de lançamento nos EUA:
  1. Spartan Gold – 2009
  2. Lost Empire – 2010
  3. The Kingdon – 2011 – O Reino (2012)
  4. The Tombs – 2012

Nota: 5/5.

Nenhum comentário :

Postar um comentário