Chapéu Seletor #4: Qual é a SUA casa? - Parte I

, em quarta-feira, 5 de junho de 2013 ,

Está difícil encontrar representantes de outras casas Pedro e Camila para me ajudar a colocar personagens de outros livros nas casas de Hogwarts. Como sou muito GRYFFIIINDOOOOOR~, fico achando que meu julgamento é comprometido e suspeitoso e evito separar o joio do trigo classificar os personagens alheios sozinha. Entretanto, já é tempo de haver um novo Chapéu Seletor por essas bandas, motivo pelo qual decidi fazer algo que há muito tinha vontade: vamos avaliar os "Chapéus Seletores" online?

Quem entrou no universo potteriano no início do século XXI e tinha acesso à internet deve ter feito no mínimo um teste de Chapéu Seletor. Era uma febre entre os pottermaníacos definir em que Casa de Hogwarts se enquadravam melhor. Sites que criavam formulários de teste com resultados (daqueles que ainda hoje são populares quando se trata de criar coisas do tipo "Que Personagem Você é em <insira livro filme série anime que seja aqui>" ou "A qual deus grego você pertence em Percy Jackson?") eram quase requisito obrigatório para os fansites e fóruns baseados na obra prima de J. K. Rowling. É claro que a maioria desses exames era baseado na percepção que os fãs tinham das casas, e nem todos eram subjetivos o suficiente para observar todas as nuances das quatro casas e promover resultados satisfatórios aos testandos.

Aliás, essa abordagem rasa das Casas de Hogwarts é um problema enraizado nos próprios livros. É comum que os personagens da Rowling objetifiquem e simplifiquem demais os traços que definem alguém do universo bruxo de Harry Potter como membro de alguma casa. Grifinórios são corajosos, Sonserinos são ambiciosos, Lufas são bondosos e Corvinais são inteligentes; ou Grifinórios são os heróis, Lufa-Lufas são as vítimas, Sonserinos são os vilões e Corvinais não estão nem aí para ninguém? Essas percepções são muito vagas, rótulos generalizados demais para enquadrar eficientemente a psique humana.

É por isso que testes de Chapéu Seletor têm que ser cuidadosamente computados, para não caírem em clichês - fora que não podem fazer perguntas óbvias, ou correm o risco de serem consciente ou inconscientemente manipulados por quem está respondendo!

Infelizmente, meus treze anos de Harry Potter não acumularam muitos bons exemplos desses testes... Existiram vários ao longo do tempo, e me diverti bastante com todos eles, mas os únicos que sobreviveram até a era pós-filmes e que carregam alguma credibilidade com esta que vos fala são o teste da Scholastic (editora estadunidense da série) e, é claro, o teste do Pottermore.

Já fiz os dois testes e, em ambas as vezes, foi classificada como GRIIIIIFFYYYYYNDOOOOR~! Mas vou refazê-los para avaliar a confiabilidade dos dois - na minha humilde opinião, só mesmo um psicólogo/psiquiatra poderia fazer um teste satisfatório, e a maioria desses dá para ser manipulado.

Scholastic Corporation, Editora de Harry Potter nos EUA
Para fazer o teste da Scholastic, você precisa visitar a página de Harry Potter da editora e optar pelo livro Pedra Filosofal (em inglês. "Sorcerer's Stone"). Quando a página abrir, clique na bolinha flutuante roxa que diz "Profile". Uma tela flutuante abre na própria página, e guia para o teste de seis questões!


Para implementar a pesquisa e ter um grupo amostral decente de cobaias - porque, né, todos nós estudamos as etapas da pesquisa científica no colégio e não há validade para a Ciência se não houver experimentação contundente! - pedi para que outros dois ilustres Colecionadores aparatassem por aqui! A nossa chefa, presidenta, oh captain my captain Camila, que sempre dá Lufa-Lufa em todo teste porque ela é uma manteiguinha derretida fofa, e o nosso troll de plantão, conhecedor de tudo que há sobre seriados, Rick Riordan e livros de serial killer em geral, Pedro! Que, vocês devem ter adivinhado, SEMPRE cai em Sonserina.

Fora eles, esta que vos fala, como já dito ali em cima, cai na Grifinória (com a exceção de que, uma vez, deu Lufa-Lufa, je ne sais quoi?).

LARISSA


Vamos lá! Esse é o teste mais fácil de manipular no UNIVERSO. É só você ter lido o primeiro livro da série e já vai saber conduzir o resultado. Tentei responder com sinceridade, mas algumas das minhas respostas não estavam nas alternativas.


Se um valentão como Draco Malfoy começasse a irritar você, você iria:
  • Resposta Sonserina: Tentar enganá-lo.
  • Resposta Corvinal: Tentar ser mais esperto que ele.
  • Resposta Lufa-Lufa: Desafiá-lo a algo mais justo, como um jogo de tabuleiro.
  • Resposta Grifinória: Desafiá-lo a uma luta, mesmo que você possa perder.

Então, se eu estivesse manipulando para Gryffindor, eu responderia a última. Como estava sendo sincera, respondi a segunda.


Quando Harry olha para o Espero de Osejed, ele vê o desejo de seu coração. O que você veria?
  • Resposta Lufa-Lufa: A paz mundial.
  • Resposta Sonserina: Você mesmo em uma alta posição de poder.
  • Resposta Grifinória: Você mesmo explorando terras distantes.
  • Resposta Corvinal: Você mesmo como um dos grandes artistas e pensadores de todos os tempos.

Aqui, não havia dúvidas de que eu ia responder Gryffindor, mesmo. E, olha, Corvinal? Cês foram mais ambiciosos que os Sonserinos nessa aqui.


Se você ganhasse uma varinha mágica, usaria para:
  • Resposta Grifinória: Ir para uma aventura
  • Resposta Lufa-Lufa: Ajudar uma pessoa que precise de ajuda
  • Resposta Sonserina: Aplicar travessuras em seus amigos e inimigos
  • Resposta Corvinal: Fazer alguma coisa nova e maravilhosa

Essa aqui é a pergunta mais esdruxula da Scholastic, muito vaga e nem um pouco psicológica. As mais legais são Gryffindor e Ravenclaw, e a que eu mais gostei foi Ravenclaw, então, fui Corvinal nessa.


Se você pudesse fazer qualquer poção que quisesse em Hogwarts, você faria uma que fizesse você ser:
  • Resposta Lufa-Lufa: A pessoa mais gentil do mundo
  • Resposta Sonserina: A pessoa mais poderosa do mundo
  • Resposta Corvinal: A pessoa mais esperta do mundo
  • Resposta Grifinória: A pessoa mais corajosa do mundo

QUEM DIABOS QUER SER A PESSOA MAIS GENTIL DO MUNDO? Enfim, eu queria ser a mais esperta, obviamente. Do jeito que está indo, vou acabar caindo na Corvinal.


Qual dessas aulas seria a sua favorita?
  • Resposta Lufa-Lufa: Herbologia
  • Resposta Sonserina: Poções
  • Resposta Corvinal: Feitiços
  • Resposta Grifinória: Transfiguração

Essa pergunta me salvou! A minha aula favorita seria DCAT (Defesa Contra Artes das Trevas) com certeza, e a minha matéria favorita é Feitiços. Maaaas a pergunta foi AULA, e não tem DCAT nas opções, então, a segunda melhor é Transfiguração. E é por isso que eu vou dar Gryffindor e não Corvinal, hihi.



Qual dessas lojas no Beco Diagonal seria sua favorita?
  • Resposta Sonserina: O Apotecário para novos ingredientes de poções
  • Resposta Lufa-Lufa: A Sorveteria do Florean Fortescue com seus amigos
  • Resposta Corvinal: A Floreios e Borrões com livros para estudar
  • Resposta Grifinória: A loja de varinhas do Olivaras para ajudá-lo em sua próxima aventura

Que bruxo de origem trouxa não amaria, acima de tudo, o local onde adquiriu sua varinha? Por favor, hein, por favor. E os livros que eu quisesse, leria na biblioteca de Hogwarts, oras!

Eu disse que ia dar Grifinória. E olha que nem manipulei nada.

CAMILA

Ok! Depois de responder a 6 perguntinhas o Chapéu me mandou para a... Corvinal! Acho que é nisso que dá querer ser uma grande artista ~escritora, na verdade~ e ter como loja preferida do Beco Diagonal a Floreios e Borrões. rs
Como as perguntas para mim foram as mesmas que as feitas para a Larissa, não vou repetí-las, apenas direi minhas respostas:
1- Grifinória - porque nesse ponto eu vou para a porrada;
2- Corvinal - dá licença porque eu quero ser escritora, né?!;
3- Corvinal;
4- Lufa-lufa - eu gosto de ser gentil, OK?!!;
5- Corvinal - fiquei na dúvida entre Feitiços e Transfigurações, mas eu gostaria de Feitiços;
6- Corvinal - alguma dúvida de que eu escolheria outra loja que não a livraria? Adoro a Olivaras, muito mesmo, mas a Floreios e Borrões é uma livraria! *-*


Já no Pottermore eu sou Lufa-Lufa. E agora estou confusa... rsrs

PEDRO

Então... Esse teste realmente não é daqueles que busca pelas respostas do seu subconsciente e tenta decifrar sua personalidade e lhe colocar na casa certa. É relativamente fácil manipular ele e tal.









Seguindo as respostas da Larissa, eu respondi as três primeiras com respostas 'Sonserinas', por motivos de que dentre as opções eram as que mais me agradavam. Já depois vieram respostas de outras casas. Duas Corvinal (ser a pessoa mais esperta e Floreios e Borrões como loja favorita) e uma Grifinória (Aula de Transfiguração). Fazendo a matemática, Sonserina ganhou por 3 a 2 a 1.

Se eu quisesse, até na Lufa Lufa tinha parado (oi?)...


Viu, é muito fácil de manipular um troço desses. Cadê a profundidade psicológica, as nuances variáveis de personalidade? Se fosse baseado nisso, a Hermione COM CERTEZA daria na Corvinal. E o Rony provavelmente acabaria na Sonserina, sabia? Sério, olha só: ele gostaria de ser poderoso. Ele se viu poderoso no espelho de Osejed.

Então, se você quer uma avaliação mais "séria", é melhor tentar o Pottermore - que é a próxima parte do post! Que vai aparecer qualquer semana dessas quando eu tiver paciência de fazer uma conta nova lá.

Pottermore é o site interativo oficial da série Harry Potter
 Continua em Chapéu Seletor #4: Qual a SUA casa? - Parte II 

Nenhum comentário :

Postar um comentário