#172: Rangers #1 – Ordem dos Arqueiros – Ruínas de Gorlan – John Flanagan

, em segunda-feira, 29 de julho de 2013 ,
Editora: Fundamento
Páginas: 239
Ano: 2009

Sinopse (Skoob):
Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.


Conheçam o grupo de protegidos do castelo do feudo Redmont, do reino de Araluen: Will, Horace, Alyss, Jenny e George. Todos órfãos, foram acolhidos pelo Barão Arald e educados de forma a terem a possibilidade de melhorarem de vida, mesmo sem o apoio de pais ou parentes.
Aos 15 anos, eles podem se candidatar à uma profissão e, sendo escolhidos, passarão a viver a doutrina da escola para qual forem e crescer naquele meio. Horace, Alyss, Jenny e George têm seus destinos praticamente certos na Escola de Guerra, no Serviço Diplomático, na cozinha e como escriba, respectivamente. Mas Will não sabe para onde vai, pois é pequeno, magro e não demonstra habilidades como advogado ou conciliador ou esportista ou cozinheiro, e o medo de ser excluído de qualquer das escolas é grande.
O Dia da Escolha – como é chamado o dia em que os protegidos são designados a suas escolas – transcorre normalmente para quase todos os garotos, menos para Will, que é dispensado pelos mestres das escolas que gostaria de frequentar. Ele está vislumbrando o destino simples quando Halt entrega um papel ao Barão e este diz que precisa pensar no assunto.
Halt é um arqueiro e essa é uma profissão tão misteriosa para o povo comum que a maioria das pessoas tem medo dos arqueiros e diz que eles são metidos a praticar magia e coisas ocultas e muito perigosas. Por esses comentários, Will não fica exatamente feliz ao ser escolhido por Halt para ser seu aprendiz. Porém o futuro reserva muitas surpresas para esse garoto que não sabe de onde veio.

“Ele passou a rédea de corda para Will, que a segurou e observou os olhos do cavalo. Ele era um animal pequeno e desgrenhado. Suas pernas eram curtas, mas fortes. O corpo tinha a forma de um barril, a crina e a cauda estavam ásperas e precisavam ser escovadas. Para falar a verdade, em se tratando de cavalos, Will achou que aquele não era uma figura muito impressionante.”
(Página 82)

Já fazia tempo que eu queria falar dessa série aqui, mas eu precisava reler o livro para resenha-lo e só agora me dei essa oportunidade. O que foi ótimo.
Eu descobri Rangers por acaso e não poderia deixar de dizer que é uma das séries mais incríveis que já acompanhei. Sim, eu já li todos os livros, mas tenham paciência que preciso reler até o sétimo volume para contar as histórias para vocês.
Ruínas de Gorlan fala de um garoto, Will, em especial, que não tem família e, apesar disso, é honesto e corajoso e que vai se descobrindo aos poucos, percebendo que nem sempre exatamente o que sonhamos para nós é o melhor para nossa vida.
Acima de tudo, o livro é uma aventura incrível e introduz o leitor a um mundo novo de forma ágil e suave, sem passar por cima de explicações sobre a vida da sociedade ou de informações importantes que as vezes são engolidas em narrativas desse estilo.
Deu para notar que eu quero fazer todo mundo ler Rangers? ;) Espero trazer as demais resenhas para vocês logo, logo.

Série Rangers – Ordem dos Arqueiros:
#1 – Ruínas de Gorlan
#2 – Ponte em Chamas
#3 – Terra do Gelo
#4 – Folha de Carvalho
#5 – Resgate de Erak
#6 – Feiticeiro do Norte
#7 – Cerco a Macindaw
#8 – Reis de Clonmel
#9 – Halt em Perigo
#10 – Imperador de Nihon-Ja

Nota: 5/5 – favorito!

Nenhum comentário :

Postar um comentário