#341: A Lista – Jennifer Tremblay

, em segunda-feira, 21 de março de 2016 ,
Editora: Autêntica
Páginas: 80
Ano: 2014

Sinopse (Skoob):
'A Narradora se desespera; ‘O que você, Caroline, gosta no fato de ter filhos?’ , ‘Gosto da facilidade de se amar os filhos’. Gosto da facilidade de se compreender este texto. Gosto da tradução da Risa. Da poesia da Jennifer. Do ritmo alucinado de sua calma. Batidas à porta. Mais portas. Menos janelas. Mais saídas reais. Apareça lá em casa. Mesmo. Traga seu pijama. Eu acendo a lareira. Eu não tenho lareira. Mas acendo. Também trago no peito as marcas das minhas listas impossíveis. Também preciso parar. Abrir a porta. Pois trago no peito a memória de nossa humanidade possível. Apareça. Agora estou menos enlouquecida. Agora estou aqui, de verdade.


Duas mulheres numa cidade provinciana.
Uma nova na região.
Uma que viveu lá por toda a vida.
Duas mães.
Duas esposas.
Uma descontente com a vida.
Uma contente.
Elas ficam amigas.
A narradora nem sempre aprecia as visitas de Caroline.
Mas Caroline a agrada quando demonstra precisar dela.
Elas são amigas.
Caroline pede ajuda.
A narradora anota o pedido em sua lista.
A narradora não faz logo o que Caroline pediu.
Caroline morre.
A narradora não a matou.
Mas a narradora se culpa.

Pedi esse livro para a editora porque achei interessante a forma da narrativa, toda em lista. E é realmente interessante de ler. E muito rápido. Até porque o livro é bem curto. Infelizmente é curto demais para se criar apego a algum personagem. Porém dá para entender bem pelo que a narradora passa.
Dá para ver descontentamento, acomodação apesar disso, depressão, tristeza, culpa e um pouco de alegria.
Eu não sabia quando pedi, mas o livro é o primeiro de uma trilogia, daí entendi porque eu senti falta de um final de verdade ao terminar a leitura.

Nota:3,5/5.

Trilogia:
A Lista
Le Carrousel – sem notícias de que os outros serão publicados no Brasil.
La Délivrance

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Março. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário