#368: Uma Questão de Segundos – Mickey Bolitar II – Harlan Coben

, em segunda-feira, 20 de junho de 2016 ,
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
Mickey Bolitar nunca teve uma vida normal. Até os 15 anos, ele morou em diversos países por causa do trabalho beneficente dos pais. Quando, por fim, os três se estabeleceram nos Estados Unidos, o pai morreu em um acidente de carro e a mãe acabou internada em uma clínica de reabilitação. Forçado a morar com seu tio Myron, Mickey descobre que está sendo vigiado por uma organização secreta chamada Abrigo Abeona e começa a investigá-la.
Uma das poucas pessoas que podem ajudá-lo é dona Morcega, uma vizinha reclusa e de passado obscuro, mas suas revelações geram mais confusão. Quando mostra a Mickey a foto de um nazista cruel que perseguiu a família dela, ele reconhece o paramédico que anunciou a morte de seu pai. Será que o homem mentiu e Brad Bolitar ainda está vivo?
Enquanto Mickey é assombrado pelas dúvidas, a tragédia se abate sobre a cidade de Kasselton. Durante um suposto assalto, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell morre e a garota é baleada. Com receio de que o incidente seja mais um ataque às pessoas que estão ligadas ao Abrigo Abeona, Mickey se junta aos amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o criminoso.
Nesta sequência da série iniciada com Refúgio, Mickey precisa correr para proteger aqueles que mais ama, ainda que não saiba exatamente quem é o inimigo.


Mickey Bolitar acabou de passar por uma difícil missão para salvar uma colega de escola e já se vê envolvido em outro mistério, um mistério ainda maior que o primeiro. Ele tem 15 anos, perdeu o pai há pouco menos de um ano, a mãe está internada em uma clínica de reabilitação para drogados e Mickey passou a morar com seu tio, Myron, com quem não se dá bem.
Dona Morcega, uma idosa e vizinha dos Bolitar, mostra a Mickey a foto de um homem que ela diz ser o Carniceiro de Lodz, o monstro nazista que matou seus pais quando ainda era adolescente. O problema é que o garoto tem certeza que aquele homem loiro de olhos claros da foto de 70 anos atrás é o paramédico que recolheu o corpo de seu pai do local do acidente deles e o declarou como morto. Isso associado à revelação de Dona Morcega de que Brad Bolitar está vivo deixam Mickey extremamente confuso e abalado.
Para completar, no mesmo dia ele é informado que Rachel Caldwell, sua amiga, levou um tiro em casa e perdeu a mãe no mesmo incidente. Mickey tenta saber como ela está, mas ninguém diz nada e o Chefe Taylor, policial que já não vai muito com a cara do garoto, o interroga sobre o que ele e Rachel falaram no telefone logo antes dos tiros acontecerem.
Depois de bolarem um plano, Mickey, Ema e Colherada conseguem entrar no hospital para visitar Rachel e algo que ela diz deixa o jovem aspirante a detetive muito intrigado. Ainda mais porque na porta de seu quarto no hospital tem uma figura da borboleta abeona, o símbolo do Abrigo Abeona – organização que salva crianças e adolescentes no mundo todo e a qual eles se associaram na missão anterior.

Muitos mistérios e não tantas respostas assim são o que aguarda o leitor em Uma Questão de Segundos.
A missão proposta aos garotos no livro é resolvida, porém com graves e dolorosas consequências. Descobrimos fatos novos sobre um integrante do grupo. Mas as perguntas mais interessantes – sobre o pai do Mickey, o que separou Brad e Myron e os reais objetivos do Abrigo – continuam sem resposta.
Mickey continua não gostando muito de Myron, no entanto, confia no tio nas horas em que fica mais encrencado e eles começam a se aproximar. O que mais gosto nos dois é que, apesar de não serem próximos, são bem parecidos, com o mesmo “charme” e as mesmas tiradas que de tão sem graça ficam engraçadas. E o amor incondicional pelo basquete, é claro.
Entre Ema, Colherada e Rachel, eu não gosto muito da última. Acho a Rachel meio sem sal, se é que vocês me entendem. Já à Ema e Colherada me apeguei completamente. Principalmente a jovem gótica. Suspeito que as vidas da Ema e do Mickey estão mais ligadas do que eles imaginam, por causa de ligações entre as famílias que descobrimos nesse volume da série.
Apesar de as histórias da série do Mickey se passarem após Alta Tensão – livro 10 da série do Myron –, dá para ler sem ter lido os livros do Myron, pois não há spoilers da série anterior.

Nota: 5/5.

Série Mickey Bolitar:
  1. Refúgio
  2. Uma Questão de Segundos
  3. A Toda Prova


Série associada - Myron Bolitar:
  1. Quebra de Confiança
  2. Jogada Mortal
  3. Sem Deixar Rastros
  4. O Preço da Vitória
  5. Um Passo em Falso
  6. Detalhe Final
  7. Darkest Fear – ainda não publicado
  8. A Promessa (publicado pela ARX)
  9. Quando Ela se Foi
  10. Alta Tensão
  11. Home – lançamento em setembro nos EUA e Inglaterra

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Junho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário