#369: A Toda Prova – Mickey Bolitar III – Harlan Coben

, em segunda-feira, 27 de junho de 2016 ,
Editora: Arqueiro
Páginas: 221
Ano: 2015

Sinopse (Skoob):
Oito meses se passaram desde que Mickey Bolitar presenciou a trágica morte de seu pai. Por muito tempo, o garoto não teve nenhum motivo para questionar o que aconteceu naquele acidente fatal.
Porém, de repente, ele começa a perceber mentiras, segredos obscuros e questões sem resposta que o deixam desnorteado. Por que sua vizinha reclusa afirma que Brad Bolitar está vivo? Por que o paramédico que tentara socorrer seu pai reapareceu subitamente na cidade?
Mesmo ansiando pela solução do mistério, Mickey precisa se dedicar a outro estranho caso. Sua amiga Ema revela que começou um relacionamento pela internet e que está apaixonada. Contudo, seu suposto namorado sumiu sem explicação. Recusando-se a acreditar que foi enganada, ela pede a ajuda de Mickey.
Aparentemente, a fama do sobrinho de Myron Bolitar como investigador já se espalhou, pois até seu rival, Troy Taylor, suplica que ele o auxilie. O garoto foi pego no exame antidoping e ficará de fora do time de basquete em seu último ano na escola. Ainda que desconfiado, Mickey acaba se envolvendo em uma trama que se mostrará mais grave do que parece.
Neste desfecho da série, três mistérios mobilizam a vida do jovem herói, mas nada pode prepará-lo para a grande verdade. 


Ainda inconformado com a morte do pai e suspeitando cada vez mais de que mentiram para ele, Mickey Bolitar convence seu tio, Myron Bolitar (ex-astro do basquete e agente esportivo), a conseguir a exumação de Brad Bolitar.
É por isso que ele se encontra, numa madrugada, no cemitério em Los Angeles, assistindo ao caixão onde seu pai foi supostamente enterrado ser retirado da terra. Myron não entende porque o sobrinho está insistindo tanto naquilo, mas confia que ele tenha um bom motivo e segue em frente, ajudando Mickey.
O choque os atinge quando eles descobrem que Brad foi cremado e enterraram suas cinzas no caixão. Aquilo não faz nenhum sentido para Mickey e ele exige ver a mãe, que está internada em uma clínica de reabilitação e incomunicável por causa da fase do tratamento. Então Mickey promete a ela que descobrirá o que realmente aconteceu com o pai.
Nesse meio tempo, ele precisa lidar com a culpa por Colherada estar no hospital correndo o sério risco de ficar paraplégico e ajudar Ema a descobrir porque um rapaz com quem ela estava se relacionando on-line sumiu de repente. Um rapaz de quem Ema parece gostar muito, o que deixa Mickey estranhamente enciumado.
Para completar, sua relação com o time de basquete não é nada fácil. Buck foi embora sem motivo aparente ou aviso e Troy acaba de ser expulso por envolvimento com drogas. Os colegas não falam com Mickey até que Brandon, o capitão, pede que ele ajude Troy a provar sua inocência, pois a acusação não pode ser verdade.
Com todas as áreas de sua vida estando uma bagunça, é de espantar que Mickey tente resolver tudo e não fuja para as montanhas. (rsrs)

O ideal é ler essa trilogia – e até agora é apenas uma trilogia, apesar que o Harlan acabou de anunciar livro novo da série do Myron para setembro, sendo que o último ele lançou em 2011, então vai que ele resolve voltar com o Mickey, né... – é em sequência, pois os livros são imediatamente um após o outro, com espaço de horas entre o final de um e começo do seguinte.
(Aliás, eu vi o Harlan twittar sobre como Myron, o Win, o Mickey e a Ema estão de volta nesse nosso livro, então estou suspeitando que ele vai integrar as duas séries. Esperemos para ver.)
Gosto demais dessa por enquanto trilogia! Mickey é um jovem forte e maduro o suficiente para lidar com problemas graves sem surtar, o que se ajusta ao jeito como foi criado, e tendo ainda algumas crises de insegurança típicas da sua idade.
A escrita do Harlan é instigante e ágil e me manteve colada no livro e ansiando por saber o que mais ia acontecer. Uma parte dos mistérios eu consegui deduzir (AÊEE!!!), mas teve outra coisa que eu fiquei chocada quando descobri.
Agora quero muito concluir a leitura do que já saiu da série do Myron e esperar por Home para saber para onde seguirá a vida de todos esses personagens maravilhosos. (Quando teremos Darkest Fear no Brasil, editora Arqueiro???)

Nota: 5/5.

Série Mickey Bolitar:
  1. Refúgio
  2. UmaQuestão de Segundos
  3. A Toda Prova


Série associada - Myron Bolitar:
  1. Quebrade Confiança
  2. JogadaMortal
  3. SemDeixar Rastros
  4. OPreço da Vitória
  5. UmPasso em Falso
  6. DetalheFinal
  7. Darkest Fear – ainda não publicado no Brasil
  8. A Promessa (publicado pela ARX e quase impossível de achar - não sei se será republicado pela Arqueiro, mas espero muito que sim)
  9. Quando Ela se Foi
  10. Alta Tensão
  11. Home – lançamento em setembro nos EUA e Inglaterra

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Junho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário