#405: Os Diários do Semideus – Os Heróis do Olimpo – Rick Riordan

, em quarta-feira, 11 de janeiro de 2017 ,
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
Todo jovem semideus precisa se preparar para um árduo futuro: destruir monstros, aventurar-se pelo mundo e lidar com os temperamentais deuses gregos e romanos. Nesse volume recheado de relatos inéditos, retratos e entrevistas com personalidades do Olimpo, diagramas e brincadeiras criados pelo Escriba Sênior do Acampamento Meio-Sangue, Rick Riordan, Percy Jackson e seus amigos vão encarar inimigos perigosos e tarefas mortais. As lições aprendidas com essas histórias poderão salvar a vida de qualquer semideus!


Em Os Diários do Semideus, Rick Riordan presenteia seus leitores com quatro contos, uma entrevista e algumas atividades relacionadas ao universo que criou. O presente é especial até para o “tio” Rick, pois o último conto foi escrito por Haley Riordan, seu filho, que o inspirou a criar e escrever toda a saga.
Todos os contos têm spoilers dos acontecimentos centrais. Eu tentei contar o mínimo possível.
No conto O diário de Luke Castellan, conhecemos melhor o rapaz antes do episódio que leva ao confronto final com Cronos e como ele era extremamente próximo de Thalia, a semideusa filha de Zeus. Depois de enfrentarem um grande perigo, eles encontram Annabeth e Luke promete a si mesmo proteger as duas de tudo.
Em Percy Jackson e o Cajado de Hermes, um importante encontro de Percy e Annabeth é interrompido quando Hermes aparece para pedir a ajuda do filho de Poseidon, pois seu Cajado desapareceu e precisa ser encontrado no mesmo dia e antes que os outros deuses descubram.
O terceiro conto, Leo Valdez e a busca por Buford, trata de uma encrenca em que Leo se envolve quando Buford, a escrivaninha do Bunker 9, desaparece com uma importante peça na construção do Argo II, peça essa que, se não for instalada na próxima hora, causará a explosão do bunker e de boa parte da floresta. Jason e Piper se juntam à busca e os três cruzam o caminho de perigosas seguidoras de Dioniso.
Haley Riordan produziu o conto Filho da Magia e desenvolveu uma teoria sobre porque os monstros conseguem rastrear os semideuses com certa facilidade e fala um pouco mais sobre a névoa que disfarça o mundo dos semideuses quando os humanos normais veem algo que não deviam.

Eu adoro os livros das sequências Percy Jackson e Heróis do Olimpo, mas fazia tempo que não lia nada do tio Rick, mesmo tendo livros dele na estante, nem sei explicar porque. Acho que simplesmente não estava na vibe.
Foi só ler os primeiros parágrafos do primeiro conto que lembrei porque gosto tanto do tio Rick com suas histórias ágeis, divertidas e cheias de um humor mordaz e irônico. E eu gostei muito do conto do Haley também, ele escreve muito bem.
Não quero comentar os contos em si, ou vou terminar contando tudo que acontece. Mas meus favoritos são o do Percy e o do Leo. E eu realmente gostei das teorias levantadas pelo Haley.
Para quem acompanha as sagas, Os Diários do Semideus é uma leitura importante ainda que não imprescindível, pelo menos até onde eu me lembro e já li as séries. (Se alguém já leu e considera imprescindível pode me corrigir. ^-^)

Nota: 5/5.

Série Os Heróis do Olimpo:
O Herói Perdido
O Sangue do Olimpo

Extras:
Os Diários do Semideus


Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Janeiro. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário