#439: Sombra da Noite – Trilogia das Almas II – Deborah Harkness

, em terça-feira, 29 de agosto de 2017 ,
Editora: Rocco
Páginas: 576
Ano: 2013

Sinopse (Skoob):
Eleito um dos melhores livros de 2012 pelas redes Amazon e Barnes & Nobles, Sombra da Noite repetiu o desempenho de seu antecessor, o bestseller A Descoberta das Bruxas, figurando na lista dos mais vendidos do The New York Times.
No romance, a pesquisadora Diana Bishop, descendente de uma antiga linhagem de bruxas, e o geneticista Matthew de Clermont, um vampiro ancestral, se aprofundam em sua pesquisa sobre o manuscrito encantado conhecido como Ashmole 782, numa trama que entrelaça paixão, alquimia, ciência e história.


spoilers leves do primeiro volume.
Diana Bishop e Mathew De Clairmont usam os dons recém descobertos da bruxa para viajar no tempo em busca de segurança e respostas. Eles vão para a Inglaterra do século XVI, mais especificamente o ano de 1590, em busca de outra bruxa com as mesmas habilidades de Diana que possa ensiná-la.
A segurança que o casal esperava encontrar logo se mostra falsa, pois eles chegam quando a caça às bruxas está começando e se alastrando pela Europa, assim a desconfiança está em todos os círculos. Além disso, os segredos do que Mathew fazia quando viveu naquela época vão se desvendando e, especialmente alguns deles, afetam o relacionamento dos dois.
Em sua busca por aprender a lidar com os próprios poderes e pelo livro perdido, Ashmole 782, Diana se mostra determinada a não se deixar dominar pelo jeito protetor de Mathew, principalmente em uma época em que as mulheres deveriam se mostrar subservientes e na qual ela tem que se mesclar.
Mathew, por outro lado, se mostra inconstante, horas agindo mais como um lorde da época, horas como o Mathew que Diana conheceu inicialmente. Ele ainda tenta manter vários de seus segredos secretos, porém a mulher vai desvendando-os pouco a pouco e os dois precisam lidar com tudo isso.

Relendo a resenha do primeiro livro para escrever a desse, me deparei com mais um caso daqueles em que eu termino o primeiro volume de uma trilogia/série querendo muito a sequência, adquiro logo ela e só leio anos depois. (rsrs) Quero nem pensar em quando conseguirei ler o último volume, já que ainda não o tenho e nem tenho planos de compra-lo tão cedo. (kkk)
Mas bem... A escrita de Deborah Harkness é excelente e ela envolve bem o leitor na história, mesmo com vários personagens aparecendo e indo embora da vida dos protagonistas. Outro ponto em que vejo a dedicação da autora à história é a base histórica dos fatos narrados no livro, já que Diana e Mathew passam sete meses no ano de 1590, profundamente envolvidos com a política e a sociedade erudita da época.
Claro que a narrativa é uma grande ficção, porém Deborah usa alguns personagens reais e faz referências a obras e eventos de grande importância histórica, o que demandou muita pesquisa para ser bem usado, com certeza. (Alguns personagens são: rainha Elizabeth I, imperador Rodolfo II, William Shakespeare, William Cecil – lorde Burghley, Henry Percy – conde de Northumberland, Sir Walter Raleigh e outros.)
Diana e Mathew enfrentam vários desafios nesse volume da trilogia, tanto em relação a quem pode se virar contra eles quanto entre si, pois seu relacionamento evolui e eles lutam para atingir uma intimidade total e superar velhos traumas.
Confesso que apesar de ter gostado muito desse livro, eu estou mesmo é curiosa sobre os desdobramentos no presente do que eles fizeram no passado, pois depois de sete meses morando em 1590, as ações de Diana e Mathew lá interferiram no passado e tiveram repercussões, porém os vislumbres do presente (2010) são tão poucos que não dá para saber quase nada sobre o que mudou.
Posso definir Sombra da Noite como um livro que serve para o leitor conhecer a fundo os protagonistas. Claro que há intrigas a serem superadas, problemas externos aparecem e são resolvidos, porém o principal aqui é conhecer melhor Mathew e muito do que ele já viveu e desvendar o alcance dos poderes de Diana.
Fica a dica de leitura para quem gosta de fantasia misturada com história em uma narrativa cheia de meandros.

Nota: 4,5/5.

Trilogia das Almas:
Sombra da Noite
O Livro da Vida

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Agosto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário