#449: A Confissão - Buchanan-Renard I – Julie Garwood

, em sexta-feira, 27 de abril de 2018 ,
Editora: Landscape 
Ano: 2002 
Páginas: 388 

Sinopse (Skoob): 
Nas sombras calmas do confessionário, o penitente se ajoelha e faz uma revelação de gelar o sangue: "Padre, perdoa-me por que vou pecar..." Lenta e sarcasticamente, o homem descreve seu passado assassino – como ele observou sua vítima, entrou aos poucos na vida dela e então a trucidou com uma explosão de violência – e seu plano de matar novamente. Mas desta vez ele aumentou as apostas de seu jogo perverso, revelando o nome da próxima vítima e desafiando as autoridades a impedi-lo se forem capazes. "Eu sou um destruidor de corações, e adoro desafios..." Em seu trabalho para uma das unidades de elite do FBI, o agente Nick Buchanan já esteve face a face com os piores monstros e as mentes mais depravadas da sociedade. Ele está prestes a desfrutar de férias muito necessárias de sua atividade altamente estressante quando é chamado para deter o assassino que zombeteiramete confessou o crime mortal que vai cometer. Nick não pode recusar, pois desta vez a ameaça é próxima: a vítima escolhida é a irmã de seu melhor amigo. Rapidamente, ele se vê envolvido na intricada perseguição de um dos psicopatas mais astutos de sua carreira – num caso que inesperadamente o absorve como nenhum outro. Laurant Madden encontrou um lar e a sensação de segurança ao se mudar para a pequena cidade de Holy Oaks em Iowa – mas sua vida tranquila é virada de pernas para o ar quando um predador obstinado a elege como alvo. Seu irmão, Tom, insiste que ela recorra ao único homem em quem confia para ajudá-la: Nick Buchanan. Ao mesmo tempo em que uma atração irresistível se desenvolve entre Laurant e Nick, o perigo cresce, e um passo em falso vai custar a ambos tudo aquilo que lhes é mais caro. A aclamada autora Julie Garwood, cujas obras costumam figurar na lista dos mais vendidos do New York Times, faz uma incursão arrepiante às paixões mais sublimes – e aos impulsos mais sombrios – do coração. 

A Confissão

Nicholas Buchanan trabalha no FBI, em uma unidade especial de procura a crianças desaparecidas. Depois de um caso extremamente difícil, seu chefe sugere que ele tire férias e Nick aceita a sugestão. Porém, em seu último dia antes da folga, ele recebe uma ligação de seu melhor amigo de infância, o padre Thomas Madden, pedindo sua ajuda para pegar um homem que ameaçou Laurant, a irmã do padre Tom. 
Nick conversa com seu chefe e, mesmo sob o alerta de ter cuidado por ser alguém muito próximo aos envolvidos, ele diz que fará sim o papel de guarda-costas de Laurant e assim viaja para Kansas City para encontrar Tom e saber de mais detalhes do caso. 
Padre Tom é o responsável pela igreja da paróquia de Holy Oaks, uma cidade pequena, porém a cada três meses ele viaja para Kansas para cuidar de sua saúde, ameaçada pela possível volta de um câncer. Em Kansas, ele se hospeda na casa do Monsenhor e ajuda com as celebrações e o confessionário nos dias que passa lá. É exatamente em um momento em que está disponível para ouvir confissões que um homem chega e, em meio a uma conversa pertubadora, assume não apenas que já matou uma mulher, mas que pretende matar novamente e sua vítima seria Laurant Madden, a irmã de Tom. 
Nesse momento ela está em Holy Oaks, sem noção da situação em que acaba de ser envolvida, apenas preocupada que os exames do irmão deem um bom resultado, com a obra de sua futura lanchonete e com a organização da festa da Abadia de Assunção que está para comemorar aniversário de fundação. 
Com a ameaça pairando sobre Laurant e sua insistência em não fugir e se esconder, Nick se muda para a casa dela em Holy Oaks, disfarçado de seu namorado para que ninguém na cidade saiba o que está acontecendo, pois grandes são as chances de ser alguém de lá que esteja ameaçando ela e o padre Tom. 
A partir daí o mistério e a tensão aumentam. 

Taí um ótimo livro! Eu já gostava da escrita da Julie Garwood em romances de época (tem uma resenha aqui) e gostei muito do estilo dela em um contemporâneo de suspense também. 
Os personagens são ótimos e bem construídos. Por exemplo, Laurant fica apavorada com as ameaças, porém não se dobra diante da situação e se mantém firme e forte, tem seus momentos de fraqueza, de confusão, de força, como qualquer pessoa normal. O Nick é um ótimo crush para nós leitoras, bonito e viril. 
Eu suspeitei do culpado, não diretamente tipo "ah, é esse", mas eu estava me aproximando de descobrir antes do final. Que foi um pouco apressado, mas eu já estou tão acostumada a finais rápidos que nem me incomodei. Já li outros finais piores. 
A Confissão é o primeiro de uma série de oito livros que, pelo que pesquisei, teve sete deles publicados no Brasil. Pelas sinopses os livros não são super conectados uns aos outros, mas ainda não li os outros para ter como dizer se é essencial ler na ordem ou não. 

Série Buchanan-Renard: 
A Confissão (Heartbraker) 
O Testamento (Mercy) 
Prazer de Matar (Killjoy) 
A Próxima Vítima (Murder List) 
Marcada para Morrer (Slow Burn) 
A Dança das Sombras (Shadow Dance) 
Fogo e Gelo (Fire and Ice) 
Sizzle - não publicado no Brasil. 

Nota: 4,5/5. 

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Abril.

Nenhum comentário :

Postar um comentário