Do Livro para a Telona: (Cast e) Fancast #2

, em segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 ,

Para quem ainda não viu, já saiu o primeiro trailer de Cidade dos Ossos, filme baseado em obra homônima da Cassandra Clare:



Os dois posters oficiais que eu vi estão muuuuuuito legais, me deixaram mega-empolgada:

Esse é o meu favorito! Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

E na luz desses primeiros vislumbres de como será o filme, venho aqui falar do cast escolhido, e da quantidade de gente esperneando a respeito de alguns protagonistas.

Quando saiu a notícia de que iam começar a produzir City of Bones, as fãs estavam polvorosa, e até exigiram que Clare fizesse uma lista dos atores que preferia nos papéis. A autora desviou de todas essas perguntas porque, obviamente, não poderia colocar em pedra suas opiniões diante de um contrato que limitava seu poder de escolha. Isso não impediu a galera de exigir seu fancast, é claro.

Por exemplo, grande parte dos leitores estava torcendo para Molly Quinn conseguir o papel de Clary Fray. Aparentemente, a moça é uma grande fã dos livros e estava sedenta por incorporar a personagem. Entretanto, quem faturou Clary foi a fofinha da Lilly Collins.

Molly Quinn
Lilly Collins


Havia uma lista quilométrica com centenas de ruivas que as fãs queriam para Clary - por sinal, a lista é muito similar ao fancast que os fãs de Harry Potter têm para a jovem Lilly Evans - então, na minha concepção, se a moça fez boas audições e foi a primeira a ser escolhida, deve ter chamado a atenção dos produtores de forma positiva. Além disso, ela se dedicou muito à personagem, e criou até um Twitter exclusivo para a Clary.


E, bem, não foi a Clary Fray que causou fusuê no fandom, foi o Jace Wayland. Todos os leitores que chegaram antes do filme sabem que o consenso geral para Jace perfeito era Alex Pettyfer:

Alex Pettyfer
Não é para menos: Pettyfer é a perfeita descrição de Jace, com exceção dos olhos dourados, facilmente adquiridos com lentes de contato. A Clare compara o protagonista a um leão muitas vezes durante os livros, especialmente em relação aos cabelos e olhos. Não é a toa que muitos ficaram extremamente chateados quando Jamie Campbell Bower foi escolhido para o papel.

Jamie Campbell Bower no trailer oficial, como Jace.
E é aqui que eu gostaria de fazer um apelo. Gente, vamos dar uma chance para o rapaz! Ele pode não ser tão bonito quanto o A. Pettyfer, mas encaixa na descrição geral do personagem e, o mais importante, absorveu completamente a atitude dele. Várias fontes, especialmente a autora da série, mencionaram como a audition dele para o papel foi incrível. Ele mesmo comentou que passou dias se preparando só para o teste, e que chegou no local marcado VESTINDO o Jace, tanto psicologicamente quanto fisicamente. Ele teve o trabalho de procurar roupas que parececem com as do personagem; e até em fotos do making of dá para ver como ele e a Lilly Collins tem química. Esse tipo de dedicação a um papel é infinitamente mais importante do que aparência ou o que quer que seja, e tem muito fã sendo maldoso em relação ao ator simplesmente porque ele não é o Pettyfer.

Química: a autora, os produtores e os próprios atores comentaram a respeito

Lembro muito bem da época do casting de Twilight, e a coisa rolou do mesmo jeito, gente reclamando da Kristen Steward e do Robert Pattinson como Bella e Edward porque eles não eram bonitos o suficiente ou o que seja, mas hoje em dia não vejo ninguém discordando da atuação deles. Ator o Jamie C. B. é, e dos bons, porque todo filme e série que ele faz tem vários comentários positivos a respeito da atuação dele, especificamente. Falo isso não como fã do rapaz, porque só me interessei por ele depois que foi confirmado no papel de Jace, mas como alguém que gosta muito de Instrumentos Mortais e quer que o filme seja um sucesso.

E outra coisa: o papel foi oferecido ao Pettyfer logo no início da busca por atores, de acordo com a galera que estava sondando na época. Tinha muita especulação em cima dele, certamente não foi ignorado por ninguém. Também não houve "medo" de contratar um ator razoavelmente famoso e bem sucedido que exigisse muito dinheiro, porque o cast pode não ser estelar, mas é formado por muita gente conhecida, começando pela própria Lilly. Mas o cara não aceitou e preferiu outros trabalhos, então, o que a produção podia fazer? Mudar todas as datas do filme para acomodar um único ator? Até onde eu sei, ele sequer chegou a fazer uma audition para Jace. Não estava interessado, então, o fandom tem que superar o coração partido e seguir em frente!

Dito isso, havia outros atores que a galera mencionou como opções para Jace, a maioria baseado exclusivamente na aparência. Nenhum deles sequer registrou no radar da Clare e da equipe de casting. Não se pode escolher alguém para um papel só porque ele parece com o personagem. Tem que ter capacidade de atuação e CARISMA, ou acaba fazendo um trabalho apagado que não contribui em nada com o filme. Tipo a Aria de Eragon, argh, nunca vou superar, e ela NEM PARECIA COM A ARIA, COMO ASSIM.

Mas, enfim! Pulando para os demais personagens: haviam inúmeras opções de Isabelle e Alec, mas os fãs nunca entraram em consenso sobre elas. Por isso, o casting de Jemima West e Kevin Zegers foi bem recebido. Para saber se vão se dar bem nos papéis, só vendo o filme, mas quem já assistiu Coisas de Meninos e Meninas sabe que o Zegers é MUITO BOM E VERSÁTIL, nossa, e não vai ter problemas em fazer um personagem homossexual (aliás, a Clare comentou no Tumblr/Twitter dela que, ao encontrar com o rapaz no primeiro evento do filme, ele perguntou "então, onde está o meu namorado?" com muito humor e naturalidade). A Jemima está vindo de The Borgias, uma série feita com muito zelo, o que implica que ela está na profissão certa. Os dois estão à altura da beleza dos personagens, também, e a Clare comentou como os olhos do Zegers são idênticos ao que ela imaginava para Alec.

Kevin Zegers
Jemima West, já vestida de Isabelle
Já o casting do Simon gerou certas controvérsias. A maioria dos fãs estava sob a impressão de que o Simon tinha os olhos castanhos e uma aparência mais "Mediterrâneo", tavez por ele ser judeu. O ator que vai vestir o personagem, Robert Sheehan, tem um rosto exótico e os olhos bem claros, o que fez o pessoal partir para cima da autora com perguntas. Ela esclareceu logo que nunca havia descrito os olhos do Simon, e é verdade. Tudo o que sabíamos era que ele tinha toda uma atitude nerd e cabelos enrolados e castanhos, e era judeu. Tudo depende da atuação do Sheehan - e quem já assistiu Misfits sabe que o rapaz vai tirar isso de letra.

Robert Sheehan, sem os óculos do Simon

Sobre o Magnus, eu tinha um sonho /Os Miseráveis ft. Martin Luther King. Que era ter o Jared Leto ou o Adam Lambert como Magnus, porque ambos são lindos, talentosos e sabem usar o visual de "Sonic Porco-Espinho Gay" como ninguém. Mas o Magnus é asiático, então, o casting oficial do Godfrey Gao ficou muito mais apropriado o que minhas desilusões:

Jared Leto sendo lindo com qualquer cabelo
Godfrey Gao: tomara que seja um bom Magnus

Adam Lambert é a própria definição de Gay-Sonic

Por fim, Jocelyn e Valentine. Eu estava com medo desse filme sofrer uma Síndrome de Percy Jackson e escolher atores blah para o papel dos pais dos protagonistas só porque são pais, mas até nisso a equipe de casting teve cuidado e foi MUITO FELIZ. A Jocelyn é a Lena Headey, com toda a ruivisse e deslumbrância que a personagem merece. Como ela foi mãe muito jovem, o fato de parecer ser quase da idade da Lilly é até informação oficial. E o Valentine é nada menos que JONATHAN RHYS MEYERS, OMG. Quero dizer. QUERO DIZER. Mano.


Jonathan Rhys Meyers
Tá certo que era para ele ser loiro e esculpido do mármore estilo Daniel Craig, mas depois que eu vi o nome desse homem como Valentine no IMDb, até a minha imaginação do Valentine se adaptou! Gente, o Meyers é um ótimo ator e tem toda a vibe de anti-herói obcecado. Vai ficar muito show no papel!

Nossa. No fim das contas, não foi exatamente um fancast porque eu estou basicamente colocando muita fé na equipe que reuniu esses atores. Mas nós precisávamos falar do filme, né?

E vocês? Tinham algum ator ou atriz dos sonhos que não foi convocado ou substituído apropriadamente no cast oficial? (Pode chorar pelo Alex Pettyfer e tal, mas se for falar mal do Jamie Bower, traga bons argumentos além do "ele não é bonito" ou "ele não é o Aaaaaleeeeex", porque esses eu já até listei aqui, hehe.)

P.S.: Alguém já leu o post em que a Erin do fangirlish.com pediu desculpas por não ter acreditado que o Jamie Campbell Bower seria um bom Jace? Porque ela tem ótimas justificativas!

P.P.S.: Ninguém está comentando isso, mas a maior parte do cast dos Shadow Hunters é britânica. A Cassandra Clare comentou que o sotaque dos caçadores é parecido com o inglês da Inglaterra porque é assim que se fala em Idris. Não acho que seja coincidência!

Nenhum comentário :

Postar um comentário