Escrevendo em inglês

, em terça-feira, 15 de maio de 2018 ,
Há um tempo atrás eu comentei que passei a curtir kpop, tem quase um ano isso já (bless the world), e eu passei a curtir mesmo! Atualmente acompanho cinco grupos bem de perto (BTS, NU'EST/NU'EST W, GOT7, VIXX e Seventeen) e tenho aprendido bastante sobre a cultura de fandom e a própria cultura coreana mesmo. (Eles têm uns shows de variedades muito divertidos, por exemplo!)

E nessa cultura de fandom eu comecei a ler fanfics escritas com os membros dos grupos como personagens. (Não sabe o que é fanfic? A Larissa explicou aqui.) Não se preocupem, eu separo bem as histórias da realidade.

Também já comentei aqui que eu tenho vários projetos de escrita em andamento - considerando que o post é de 2015, eu devo ter uns 3 projetos a mais na lista rsrs -, só que estão todos parados por falta de vontade minha mesmo, minha inspiração dá tchau e eu não fico forçando a barra, o que é meio errado, porém é assim que eu sou.

Mas não é desses projetos que eu vou falar. Depois de ler mais de 100 fics, bem mais, outro dia veio uma ideia na minha cabeça e eu sentei e escrevi. Só que eu escrevi em inglês, porque assim eu ganho mais visibilidade.

O site em que eu leio fics é o AO3 - archiveofourown.org - e lá tem fics de TUDO que você imaginar, de TODO jeito que você imaginar, abordando os universos alternativos MAIS mirabolantes que você imaginar, além de ter trabalhos em várias línguas, inclusive português, porém eu acredito que a maioria dos textos seja em inglês mesmo. (Tem até uma galera que traduz os trabalhos dos outros para outras línguas, é bem legal.)

As duas bonitinhas! < 3
Foi emocionante receber meus primeiros kudos < 3.
E comentários (tenho um em cada).

Escolhi escrever em inglês porque, como eu disse, eu ganho mais visibilidade dentro do site e porque os fandons de kpop são globalizados, assim eu ganho leitores de vários países.

O mais divertido e mais desafiador de escrever em outra língua é a briga ininterrupta com a grafia das palavras e, muitas vezes, com achar a palavra certa para expressar o que eu quero. Com a minha atual fluência, tem algumas expressões inglesas que eu amo e uso até no dia-a-dia, só que tem algumas expressões brasileiras que eu as vezes quero usar no texto, porque são incomparáveis, só que não dá e aí lá vou eu fazer voltas de tradução para me expressar corretamente.

Eu escrevo direto em inglês e tenho usado demais duas ferramentas: o bom e velho Google tradutor, que me ajuda com grafia mesmo, e o Thesaurus, que é um site de sinônimos para aqueles momentos em que eu já escrevi a mesma palavra n vezes ou quando eu penso numa que funciona, mas não é a melhor, daí vou lá e vejo nos sinônimos qual encaixa melhor, e ele também tem uma parte de dicionário.

Se alguém quiser conferir o que eu publiquei por lá, tenho duas fics já:
1- com os membros do GOT7 - Christmas Spirit
2- com os membros do VIXX - We can do this

Meus títulos não são lá essas coisas, eu sei, sempre tive problemas com eles, mas são esses. rsrs
E eu estou escrevendo uma com meu primeiro amor, o BTS, porém essa ainda está em andamento, espero terminar nos próximos dias.

Comentou? Preencha o formulário e participe do Top Comentarista de Maio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário