Guia de como usar o AO3, um site de fanfiction P.1

, em terça-feira, 7 de dezembro de 2021 ,


O Archive of our own, ou AO3, é um site de alcance mundial para quem curte ler e escrever fanfics, ou seja, trabalhos feitos por fãs. (Já falamos sobre fanfics aqui.)
Tem trabalhos em inúmeras línguas (português incluso) e provavelmente uma tag para qualquer que seja o universo ficcional que você queira explorar.

Você quer fic de Harry Potter? Tem.
Star Wars? Pode ter certeza que sim.
Slayers (um mangá meio desconhecido que eu li kkk)? Tem também.
Fics da série Mortal da Nora Roberts? Tem!

Talvez não tenha em português. Talvez não tenha em uma outra língua que você consiga ler. Talvez tenha bem poucas fics ou não tenha do casal (shipp) que você quer. Mas provavelmente você acha alguma coisa se procurar.

O site é em inglês, mas não é muito complexo de usar pois é bem direto. A estética é simples, porque ele é focado em trabalhos escritos e é feito por uma organização sem fins lucrativos - inclusive o site é completamente livre de propagandas e ninguém precisa pagar para usar nada.
Não existe um app do site, mas você pode baixar as fics em formato digital (pdf, epub, mobi) e ler em um dispositivo como o kindle.

Após essa introdução, eu vou compilar aqui alguns guias de uso que fiz no meu twitter para ajudar umas amigas a divulgarem o site para seus leitores de fanfic, pois elas escrevem em português e muita gente tem dificuldade em usar por o site ser em inglês.

É possível ler e interagir com fics sem ter conta, vou incluir várias imagens de guia aqui para ensinar como. A fic usada de exemplo é das minhas amigas GiKa (Do you want to start a new game - fic 18+ de BTS.)

A primeira página que o site exibe é essa. Ela explica que no AO3 vc pode ler e publicar fics e comentar, kudar e interagir. É só uma página de termos de serviço. Marque a caixinha e clique "I agree" para continuar.


Se você tiver entrado no site por um link que direciona para uma fic específica, depois dessa página vai abrir ou a fic ou assim:


A faixa amarela avisa que a fic em questão tem conteúdo adulto e pergunta se você esta ciente disso e quer seguir adiante. Basta clicar "proceed" que a fic abrirá normalmente. (Se você for menor de idade, por favor, pense bem antes de ir adiante, para seu próprio bem e porque muitos autores que escrevem conteúdo adulto não ficam confortáveis sabendo que menores de idade estão consumindo o que eles produzem.)

Depois dessa etapa, você está na página da fic que quer e pode ler.


Terminou de ler e quer comentar ao fim do capítulo: preencha os campos com seu nome (pode ser só uma letra, ou até "anônimo"), seu email (ele não será divulgado pelo site) e seu comentário e clique "comment" no final.


Seu comentário aparecerá assim e o(s) autor(es) poderá responder você.


Para curtir a fic, você aperta Kudos.


Um detalhe, o AO3 só permite 1 kudo por pessoa numa fic, independente de quantos capítulos ela tenha, então se você kudou o 1º capítulo não precisa de novo no 2º. Você vai ver essa mensagem em vermelho se já tiver deixado kudos antes avisando que você já fez isso.


Se a fic tem mais de um capítulo, depois de ler o primeiro, é só clicar em "next chapter" para ir ao próximo.


Ou, se você quiser ler a fic inteira sem ter que ficar passando de um capítulo para o outro, você pode clicar em "entire work" no topo da página e assim, vai aparecer a fic inteira na aba que ela estiver aberta.

Para ler em um leitor digital, você clica em "download" (também no topo da página) e escolhe o formato que o seu leitor digital aceita (tem as opções azw3, epub, mobi, pdf e html).
Vale ressaltar que o download de um arquivo do AO3 é para uso PESSOAL SEU. Seja respeitoso com os produtores de conteúdo e não use esse arquivo para levar o trabalho de outra pessoa para outra plataforma, ou para distribuir entre seus amigos e conhecidos. Alguém mais quer ler a fic que você gostou? Passe o link.
E se um autor decide apagar o trabalho e você tem o arquivo, guarde para você. Respeite que aquele autor não quer mais ter seu trabalho online. Ele não vai atrás de você para você deletar o arquivo, apenas respeite que ele não quer mais o trabalho sendo espalhado por aí.

Volto com a parte 2 na próxima semana. ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário