Guia de como usar o AO3, um site de fanfiction P.2

, em terça-feira, 14 de dezembro de 2021 ,

 
Dando continuidade ao Guia do AO3 (leia a parte 1 aqui!), vou falar hoje de como criar uma conta no site.

Você experimentou o site e curtiu, agora quer criar uma conta. Ou você gosta de ter contas em todos os sites que usa, okay! Vamos lá!

Para isso, você vai abrir o site na página principal: archiveofourown.org. Vai aparecer novamente a página de termos de serviço que eu comentei no post anterior, então marque a caixinha e clique "I agree".


O site foi criado por fãs, é mantido por fãs, e seu público é de fãs. Ele não é lucrativo e não tem propagandas. Essa é a página principal dele. Ela apresenta o site em linhas gerais.


Com uma conta AO3 você pode:
  • Divulgar seu fanwork
  • Ser notificado sobre posts dos seus criadores/trabalhos favoritos
  • Participar em fests
  • Acompanhar fanworks que já viu ou quer ver depois
Clique em "get invited" para ser convidado a ter uma conta. Ou, se algum amigo seu tiver convites, peça a ajuda dele. ;)


Pelo "get invited" a conta pode não ser criada imediatamente e levar alguns dias para você ter uma resposta. Pelo convite do amigo é imediato.

Clicando no "get invited", você é direcionado para essa tela e preenche seu email e clica em "add me to the list".
Enviando seu email, você está afirmando que tem mais de 13 anos e consente no uso do email para contato sobre a conta. O email não é divulgado e só é usado para receber avisos referentes a sua conta. (Como respostas a comentários que você fez e avisos de postagem de autores que você segue, ou, se você posta fanworks, avisos sobre kudos e comentários que você recebe.)


Depois de enviar seu email, tem que esperar o AO3 responder para continuar o processo.
Eu não sei quanto tempo está levando. Se alguém quiser fazer uma conta, estou disponível para ajudar com o resto do processo.

~*~

Depois de ter a conta você pode seguir autores e fics.
Como assim, Camila?

Aquele autor que você adora começou a postar fics no AO3 e você não quer correr o risco de perder as postagens dele, então você "subscribe" no perfil dele para acompanhá-lo e, assim, vai receber um email sempre que ele postar uma fic nova ou um novo capítulo.

Vou usar GiKa como exemplo e a minha conta logada para mostrar como fazer.

Primeiro você pode pegar o link direto para o perfil (profile) na conta que o autor divulga os trabalhos, ou, se souber o nome dele no site, usar o "search". Vou usar o "search" para demonstrar.

Passe o mouse em cima de "search" na barra superior e escolha "people".


Escreva o nome em "name" se você tiver certeza, selecione o nome que você sabe qual é. Clique em "search people" e explore a conta que o site te direcionar.


No meu caso, ele mostra só um resultado, porque eu tenho certeza do nome.


Se você não tem certeza do nome, use o campo "search all fields" e clique em "search people". O site vai te dar algumas opções com o termo que você escreveu no campo de pesquisa e você pode explorar os perfis apresentados para achar o que você quer.



Clique no perfil e no canto da direita está o botão de "subscribe".


Se você não quiser se inscrever para receber updates do autor, mas quiser ver tudo que ele postou, clique em "works", na coluna da esquerda.


Nessa página você vê todas as fics postadas pelo autor.

Para se inscrever para acompanhar uma fic, o processo é bem parecido. Vá para a página da fic e clique em "subscribe" na parte superior da página. SE a fic estiver incompleta, você receberá um email sempre que o autor acrescentar um novo capítulo.


Dessa forma, você não segue o autor, mas apenas a fic em si.

No próximo post vou ensinar como pesquisar fics no AO3. Até a próxima semana! ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário