Guia de como usar o AO3, um site de fanfiction P.4 - Publicando

, em terça-feira, 2 de maio de 2023 ,


Me perguntaram se era difícil postar no AO3. Eu disse que não é.
Usando como base os posts da parte 1, parte 2 e parte 3 sobre como usar o AO3 como um leitor já vai ajudar vocês a postarem lá. Principalmente o post 3 onde falo da pesquisa e das informações sobre a fic, como rating (classificação de conteúdo), relacionamentos, tags e etc.

Importante: para publicar no AO3 você precisa ter uma conta! Coisa que eu explico como fazer na P.2 desse guia.

Vamos ao que interessa aqui: você quer publicar uma fic no AO3. 

A primeira coisa a fazer é acessar o site: https://archiveofourown.org/, e fazer o login.
Logado, você vai pôr o mouse sobre a palavra "Post", no canto superior direito da tela.


Eu nunca usei o "Import Work". Eu sei que serve para "puxar" o texto de outros programas, mas nunca usei assim, então não sei ensinar esse. rs
Eu sempre uso o "New Work". Escrevo no Microsoft Word ou no Doc do Google Drive e copio para o AO3 como vou mostrar a seguir.

Então, bote o cursor sobre "Post", e clique em "New Work". Vamos lá!


É assim que a página para uma nova publicação aparece. Os itens em vermelho e com * precisam ser preenchidos. Vou dizer o que deve ser posto em cada um.

Rating: classificação da fic, depende do autor escolher o que marcar.
  • Not rated: pode ir de uma fic bem leve às mais pesadas.
  • General audiences: geralmente são bem leves, nem sempre com relacionamento romântico.
  • Teen & up: geralmente com relacionamento romântico, mas com temas leves.
  • Mature: temas um pouco mais pesados (sexo, violência; trauma...), mas não tratados de forma explícita; cenas de sexo não muito explícitas.
  • Explicit: explícitas, seja referente a cenas de sexo ou outros temas pesados, como violência, drogas e etc.
Você pode deixar no Not Rated (que é o default), mas eu sugiro pôr pelo menos Teen & Up para fics com casal.
Particularmente, eu acho importante definir o rating de uma fic, para que os leitores tenham uma ideia do que vão encontrar. Fora que sempre tem quem pesquise ratings específicos (digo por mim kkk).

Archive Warnings: possíveis avisos de gatilho - geralmente são marcados, mas nem todo autor usa como deve
  • Creator chose not to use archive warnings: literalmente 'o criador escolheu não usar avisos' (vejo ser usada, principalmente, por autores que não querem marcar os possíveis gatilhos que suas fics tenham, o que acho uma tremenda sacanagem, na real).
  • Graphic depictions of violence: descrições gráficas/explícitas de violência.
  • Major character death: o famoso MCD - morte de personagem principal.
  • No archive warnings apply: nenhum alerta se aplica - geralmente são fics seguras, leves e tal. (É o que eu sempre marco, pois só escrevo fofice. kkkk)
  • Rape/non-con: alerta de referência ou descrição de abuso sexual e relações com falta de consentimento. (Pessoal usa para marcar quando o rape/non-con é kink também, as vezes. Fica a critério do autor, e pode ser explicado melhor nas notas do autor.)
  • Underage: personagens menores de idade (acredito ser mais usada quando se tem conteúdo sexual com personagens menores de idade).
Escolha bem que itens marcar aqui, pense que você quer leitores, mas não quer traumatizar ninguém. Se não quiser marcar aqui, use e abuse das notas do autor. Vou mostrar onde incluí-las mais na frente.
O AO3 não censura nenhum post de forma automatizada, então quem está publicando deve pensar bem no que avisar e não avisar sobre seu trabalho.

Fandoms: para marcar sobre qual fandom você está escrevendo. Tem inúmeros já reconhecidos pelo AO3, basta você começar a escrever o nome que ele já te dará sugestões.

Um exemplo

É possível marcar mais de um fandom. Ou se o que você está escrevendo sobre tem mais de uma fonte de canon, você pode marcar todos. (Tipo, quando se escreve sobre o universo de The Untamed/ Mo Dao Zu Shi, você pode marcar tanto a novel, quanto a série de TV, quanto os animes como fandom, tem todos eles na lista.)

Categories: relacionamentos
  • F/F: mulher com mulher
  • F/M: mulher com homem
  • Gen: general - eu acredito que é sem relacionamento romântico/sexual.
  • M/M: homem com homem
  • Multi: mais de 2 pessoas envolvidas - geralmente o poliamor
  • Other: outros (eu não faço ideia do que as pessoas marcam aqui)
Geralmente é usado para marcar somente sobre o ship principal.

Relationships: é onde você vai marcar os relacionamentos principais da fic. Atente para o fato que relacionamentos românticos são escritos com / entre os nomes dos personagens. Para amizade, irmandade, se usa o &.
Aqui também o AO3 já tem inúmeras opções disponíveis. Você começa a digitar o nome do personagem e pode escolher entre as opções mostradas.

Exemplo

Para concluir a primeira sessão da página de Post, tem ainda os itens Characters e Adicional Tags.

Characters: onde você vai listar todos os personagens da sua fic. Dá para pôr personagens originais, só escrever o nome e dar enter.
Por exemplo, se sua fic é sobre BTS e tem os 7 membros, é só ir colocando todos. Como você já marcou o fandom, o AO3 dá uma filtrada nas sugestões.
Tem como marcar os cachorros dos meninos como personagens, pais deles também. kkk


Additional Tags: aqui é onde você vai marcar tropes e muito mais.
Seu casal já está junto? Use Established Relationship. Se eles vão se conhecer ainda, tem opções como: First Date, Meet-cute, First Meeting.
Você escreveu Strangers to lovers, friends to lover, ou enemies to lovers?
Dá para inventar tags também. Eu já usei Childhood friends to stragers to friends to lovers uma vez. É só escrever o texto e dar enter.
Tem um mundaréo de tags já no sistema do AO3 e você pode usar e abusar delas. Explore. Pergunte a amigos que já usam o site por sugestões, em caso de dúvida.

A parte dois da página de New Post é a Preface. Aqui vamos adicionar o título, o sumário, e possíveis notas do autor.


A única parte obrigatória dessa sessão é o Work Title, que é o título da sua fic.

Add co-creators? - Você escreveu a fic com um amigo que também tem perfil no AO3? Selecione a caixinha em frente a essa pergunta e escreva o user do seu amigo para adicioná-lo como criador da fic junto com você.

Summary: é o resumo da história. Você não é obrigado a colocar e vai do seu gosto como vai ser.

Notes


- At the beginning = no início
- At the end = no final

Você seleciona a caixinha e abre o espaço de adicionar as notas do autor. Nenhuma é obrigatória.
A final geralmente é usada para agradecer quem leu, pedir kudos e comentários, e deixar suas redes sociais para contato.
Se sua fic tem algum tema ou alguma parte que pode deixar pessoas incomodadas, ou se você quer explicar melhor algum Warning ou alguma Tag que usou, use e abuse das notas. Nem todo mundo vai ler, mas você fica com a consciência limpa que esclareceu o que as pessoas poderiam chiar sobre.

Sugestão: se você quer esclarecer algo que seria um spoiler e não quer que apareça antes da fic, você pode dizer nas notas At the beginning que algo será melhor explicado nas notas finais, pois, ao publicar, fica um link para "See the end of the work for more notes" (veja o final do trabalho para mais notas) antes da fic em si e o leitor pode clicar nele para ver o que você deixou lá antes de ler a fic, se ele quiser.


A próxima parte se chama Associations. Aqui dá para informar se a fic é parte de uma coleção, se é um presente, se é parte de uma série ou se tem múltiplos capítulos e tal.


Post to Collections/Challenges: você pode criar suas próprias coleções ou incluir sua fic em uma coleção que alguém criou. Você também pode participar de desafios e fests e esse campo será preenchido para sua fic aparecer na coleção desses desafios.

Gift this work to: "presentear esse trabalho para" literalmente.
Tem um amigo que também tem perfil no AO3 e quer dar uma fic que escreveu para ele, ou alguém te comissionou e você quer ter certeza que essa pessoa saberá da fic: coloque o user dela nesse item e ela receberá um email assim que a fic for postada, avisando do presente que ela ganhou.

Nos próximos 4 itens, você precisa marcar a caixinha para aparecer os detalhes a serem preenchidos se for usá-los.

This work is a remix, a translation, a podfic, or was inspired by another work: "essa fic é um remix, uma tradução, um podfic, ou foi inspirada por outra fic"


Marcando essa caixinha, aparecem os campos de:
  • URL: link do trabalho original (há um aviso que se o link for de outro trabalho postado no AO3, basta pôr o link)
  • Title: título do trabalho original
  • Author: autor do trabalho original
  • Language: língua do post original
  • No fim tem uma outra caixinha para marcar se o que você está postando for uma tradução.
Se você está criando um trabalho novo, você só pode adicionar uma inspiração inicialmente. Se você quiser adicionar mais, primeiro salve o trabalho com a primeira inspiração, depois clique em "Edit" na sua fic postada e adicione a outra inspiração como fez com a primeira.
Todos os trabalhos que você adiciona como inspirações serão listados abaixo desse formulário com o nome de "Current parent works" (atuais trabalhos pais/inspirações).

This work is part of a series: "esse trabalho é parte de uma série"
Você quer fazer da sua fic a primeira de uma série? Marque essa caixinha.


  • Choose one of your existing series: "escolha uma das suas séries existentes" (aqui é para depois que você já criou a série, basta clicar na setinha e escolher o título da série à qual a fic atual pertence).
  • Or create and use a new one: "ou crie e use uma nova" - escreva o título da série que você quer criar na caixinha, quando você terminar de editar tudo e publicar a fic, aparecerá a informação de que ela é uma série no cabeçalho da fic.
This work has multiple chapters: "esse trabalho tem múltiplos capítulos"
Se você for postar uma fic dividida em capítulos, marque essa caixinha.
One-shots, ou seja, fics com um único capítulo podem ter até 50 mil palavras, mais ou menos, pelo que eu sei. O AO3 dá o limite máximo em caracteres - 500.000.


  • Chapter 1 of: "Capítulo 1 de" - você pode deixar a ? na caixinha se não souber quantos capítulos a fic terá, ou já colocar a quantidade de capítulos que planeja ter.
  • Chapter Title: não precisa preencher - se não colocar nada, os capítulos serão "one", "two" e etc.
Set a different publication date:


Essa parte vai sempre mostrar a data da publicação da fic (caso você esteja editando alguma informação depois de já ter postado) ou a data do dia atual, mas ela pode ser editada para uma data anterior à atual.
Não é possível agendar publicações no AO3.

Vou dar um exemplo de como eu utilizo esse mecanismo na minha vida de autora: eu já participei de vários fests. Nos fests, você tem um prazo para publicar a fic e os administradores têm um dia para revelar as fics enviadas. Nesse caso, as fics publicadas ficam "escondidas" até o dia da revelação - você sabe que publicou, os administradores veem, mas o público geral não vê, só depois que os admins revelam ela.
Aí, por exemplo, eu publiquei a fic no dia 10/02 - só os administradores do fest têm acesso à ela nesse momento. E ela não aparece na lista de Works no meu perfil, caso algum leitor entre no meu perfil.
Eles revelam a fic no dia 03/03 - nesse dia o público geral passa a ter acesso à minha fic.
Aí eu edito minha fic e mudo a data dela do dia 10/02 para o dia 03/03. Assim, ela assume a data do dia em que foi revelada. Se um usuário faz uma pesquisa e o resultado é dado na ordem de data de publicação, ela fica mais recente na pesquisa. E na minha lista de trabalhos ela aparece mais recente também.

Choose a language: único item obrigatório dessa sessão - você precisa pôr em que língua está escrita sua fic. É só clicar na setinha e escolher sua opção - tem português brasileiro e europeu separados.

Select Work Skin: eu não sei bem como esse funciona, eu sempre escolho o "Basic Fomating" (formatação básica), mas se você for bom de formatação HTML, eu acredito que dá para personalizar bastante o formato de exibição da sua fic.

Sessão de Privacy (privacidade): aqui é onde você decide quem pode ler e comentar nas suas fics.


  • Only show your work to registered users: "só mostrar trabalho para usuário registrado" - marcando essa caixinha, somente pessoas logadas (usuários com conta) podem ler sua fic.
  • Enable comment moderation: "habilitar moderação de comentário" - marcando essa, os comentários que você receber ficarão retidos somente para sua leitura até que você os aceite. (Eu nunca precisei usar, mas já comentei em fics de autores que fazem uso desse recurso.)
  • Who can comment on this work: "quem pode comentar nesse trabalho" - aqui tem três opções e só uma pode ser escolhida:
  1. Registered users and guests can comment - "usuários registrados e convidados podem comentar" - é a escolha de default, que já está marcada, e significa que qualquer pessoa (com ou sem conta no AO3) pode comentar na sua fic. (Eu explico como comentar sendo guest na P.1 do guia.)
  2. Only registered users can comment - "somente usuários registrados podem comentat" - só quem tem conta e está logado pode comentar.
  3. No one can comment - "ninguém pode comentar" - escolha se não quiser receber comentários.

E finalmente chegamos à parte do texto!
A última sessão é a Work Text - "texto do trabalho".


Atenção para o canto direito dessa sessão - o modo básico dele sempre está selecionado no HTML. Se você for bom de códigos, vá em frente.
Se você for como eu e sabe o mínimo do mínimo disso (inclusive aprendi alguns comandos só por causa do AO3 kkk), clique em "Rich Text" e aí sim você pode escrever direto na página ou usar o bom e velho CTRL-C CTRL-V para copiar o texto do seu arquivo de texto para o AO3.


No modo Rich Text tem uma pequena barra de ferramentas onde você pode formatar um pouquinho o seu texto com negrito (B), itálico (I), sublinhado (U), fazer citações e mais algumas poucas coisas.

Você pode escrever direto no AO3, mas atenção com o que diz na barrinha azul ali presente:
Note: Text entered in the posting form is not automatically saved. Always keep a backup copy of your work.

Traduzindo: Nota: Texto incluido no formulário de postagem NÃO é automaticamente salvo. Sempre tenha uma cópia backup do seu trabalho.

Formulário de postagem é essa página como um todo, se você estiver trabalhando nela e for demorar, salve, pois ela não se salva sozinha.


Em Post, abaixo da caixa de texto, você vê as palavras Preview, Post e Cancel.

Em Preview você vê como a página da sua fic vai aparecer para os leitores. É uma pré-visualização. E é aí que você pode "Save As a Draft" - "salvar como rascunho" ou decidir postar. Salvando como rascunho, você pode clicar em Edit e voltar para a página que ensinei a usar hoje e editar todas as informações necessárias.

Se você não quiser passar pelo Preview, é só clicar em Post e sua fic já será publicada.


O post ficou bem longo, mas aqui vai uma última informação que pode ser bem importante: os drafts (rascunhos) só ficam salvos no AO3 por 30 dias, contando do dia que você salvou pela primeira vez.

Então, digamos que você começa a escrever uma fic direto no AO3 hoje, 02/05, deu dia 30/05 e você tem salvado sempre, mas ainda não postou, salve ela em outro lugar, porque ela será apagada no dia 01 ou 02 de junho.

É só um alerta para você não perder seu rascunho.


Espero que esse post ajude quem está pensando em publicar trabalhos no AO3. E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários ou fale comigo no twitter, que eu tentarei ajudar como puder. ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário