Resenha #3: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

, em terça-feira, 30 de agosto de 2011 ,
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 400

Sinopse (tirada do Skoob):
Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Sinceramente, não sei como falar desse livro sem contar metade da história, mas vou tentar.
É surpreendente, muito diferente do que estou acostumada a ler, mas eu adorei. Realmente.

Panem é o país onde a história passa. Surgido no lugar da América do Norte, se divide em 12 Distritos, cada um tendo uma atividade econômica diferente, com a riqueza distribuída muito desigualmente, e a Capital, que controla tudo.
Todo ano, para demonstrar o poder do governo, são realizados os Jogos Vorazes, nos quais 24 tributos – dois de cada distrito – são sorteados e enviados para a Capital, onde se enfrentarão até que fique apenas um vivo. Os tributos são escolhidos entre os jovens que têm de 12 a 18 anos, e a cada ano que passa o nome desses jovens aparece mais vezes na urna do sorteio.
No Distrito 12, vive Katniss, a personagem principal do livro. Ela mantém a mãe e a irmã desde que o pai morreu em uma explosão na mina de carvão onde trabalhava. É acompanhada por Gale, seu melhor amigo, com quem caça na floresta que cerca o Distrito.
No dia do sorteio dos tributos, todos se reúnem na praça para saber quem são os desafortunados escolhidos. Nesse momento conhecemos Effie Trinket, representante do Distrito 12, e Haymitch Abernathy, único dos dois tributos vencedores do Distrito em 74 anos de Jogos ainda vivo. Eles serão os mentores dos novos tributos.
Os sorteados são Primrose Everdeen e Peeta Mellark, mas Katniss se oferece para ir no lugar da sua irmãzinha de 12 anos. E o rapaz é filho do padeiro e considerado rico dentre as pessoas do Distrito 12, pois é de uma família de comerciantes.
Então Katniss e Peeta vão para a Capital e são preparados para os Jogos, o que inclui treinamentos com os demais tributos, ter o visual transformado por estilistas dedicados exclusivamente a cada um deles, treinamentos individuais com seus mentores, entrevistas e muitas aparições na TV.
Ao fim da preparação, os 24 tributos são levados para o local em que ocorrerão os Jogos Vorazes e deixados em uma área na qual precisam de toda habilidade e sorte com que puderem contar para sobreviver.

Ufa. Acho que consegui falar mais ou menos sem contar nenhum spoiler, mas foi difícil.
O livro é realmente maravilhoso. Super indico! Cheio de ação e pouco romance, o livro tem uma narração ágil, feita pela Katniss. Nós acompanhamos as dúvidas dela sobre o que fazer, os medos passados durante os Jogos, as perguntas sobre em quem confiar...
Enfim, se eu falar mais, vou terminar entregando alguma coisa, então paro por aqui.

Nota: 4,5/5

Camila Araújo

Nenhum comentário :

Postar um comentário